Açoriano Oriental
“Políticas na área do bem-estar animal têm sido positivas", diz Sofia Ávila Lima

Sofia Ávila Lima, falava após a visita à Clínica Veterinária do Paim, no Dia Internacional do Animal Abandonado e garantiu que a defesa dos animais é bandeira do Partido Socialista nos Açores.

“Políticas na área do bem-estar animal têm sido positivas", diz Sofia Ávila Lima

Autor: AO Online

“A defesa dos Animais - a luta pelo seu bem-estar e pela sua dignidade – tem conhecido significativas evoluções um pouco por todo o mundo, sendo que os Açores, e Portugal, de forma geral, não são exceção”, lembrou este sábado a candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas do próximo dia 06 de outubro.

Sublinhando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, a candidata referiu, na ocasião, a alteração introduzida ao Código Civil, em que os animais passam a ser vistos, à luz da Lei, como seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica em virtude da sua natureza. “Esta é uma mudança notável da nossa consciência coletiva, segundo a qual temos de lutar para que seja cumprida na prática”, referiu.

Sofia Ávila Lima lembrou ainda a política de abate zero, como o grande objetivo que se pretende ver concretizado, no País e na Região, a curto prazo: “Todo o nosso esforço tem de ser canalizado para essa meta. Não é admissível que centenas de animais saudáveis continuem a ser abatidos nos canis municipais. No entanto, há um caminho a fazer, nomeadamente através da aposta massiva na esterilização e na colocação de microchips. É esse caminho que o Partido Socialista dos Açores tem vindo a trilhar inabalavelmente”.

Em termos de pretensões, a candidata sublinha ainda a criação do Provedor do Animal, figura essencial para estas questões, “não só da proteção dos animais errantes e domésticos, como também das próprias espécies e dos habitats, importante também neste momento devido à questão das alterações climáticas”, frisou ainda a candidata.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados