Polícia Marítima apreende cerca de 160 kg de goraz no Faial

Polícia Marítima apreende cerca de 160 kg de goraz no Faial

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   12 de Jun de 2019, 14:10

Agentes do Comando local da Polícia Marítima da Horta intercetaram uma embarcação de pesca que se encontrava em faina no Banco Condor, localizado a cerca de 10 milhas náuticas a sudoeste da ilha do Faial, tendo apreendido cerca de 160 kg de goraz.

De acordo com comunicado, a embarcação de pesca, com registo no porto da Horta, encontrava-se em plena faina e tinha a bordo cerca de 160 kg de goraz, que foi imediatamente apreendido.


O pescado subdimensionado, bem como aquele que não conseguiu ser comercializado em lota, foram doados, tendo sido distribuídos a duas IPSS da cidade da Horta.


A infração em causa, é considerada grave no quadro legal da pesca açoriana, sendo punível com coima que pode ascender a 37.500 euros no caso de pessoas singulares e 125.000 euros para pessoas coletivas.


Nesta operação estiveram envolvidos dois agentes da Polícia Marítima no mar, apoiados por uma patrulha em terra com outros dois operacionais da mesma força policial.


Recorde-se que o Banco do Condor encontra-se encerrado à pesca desde 2008 para a realização de estudos científicos que permitem, entre outras, monitorizar as dinâmicas ambientais e biológicas de várias espécies demersais, como o goraz.


O Banco Condor é considerado uma área de estudo de referência, conhecida internacionalmente, cujos resultados têm contribuído de forma relevante para o conhecimento científico destes ecossistemas, com vista a apoiar a tomada de decisão quanto à gestão de recursos vivos.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.