Açoriano Oriental
Polícia belga detém um suspeito em Schaerbeek
A polícia belga que conduziu esta sexta-feira uma grande operação antiterrorista em Schaerbeek deteve uma pessoa, que sofreu uma ligeira lesão na perna, e que houve várias pequenas explosões na desativação das bombas, disse um autarca.
Polícia belga detém um suspeito em Schaerbeek

Autor: Lusa/AO online

 

De acordo com as declarações do presidente da câmara de Schaerbeek, Bernard Clergayt, à agência AFP, a polícia deteve um suspeito no âmbito da operação policial desta manhã.

"Posso confirmar que houve uma operação policial que incidiu sobre uma opessoa que foi intercetada pela polícia e que sofreu uma ligeira lesão numa perna", disse Bernard Clerfayt à AFP, acrescentando que se registaram pequenas explosões relacionadas com a desativação de engenhos explosivos.

A operação antiterrorista em grande escala que decorreu hoje na zona de Schaerbeek, em Bruxelas, e que já terá terminado, segundo os meios de comunicação locais, está ligada com a detenção do francês Reda Kriket, em Paris, na quinta-feira, disse uma fonte da polícia.

A polícia francesa disse que a operação que decorre nos subúrbios de Bruxelas, em Schaerbeek, estava relacionada com a investigação sobre a detenção de Reda Kriket, de 34 anos, em Paris, que tinha armas pesadas e explosivos no seu apartamento.

Kriket foi condenado no ano passado na Bélgica, juntamente com Abdelhamid Abaaoud, o suposto líder dos ataques a Paris em novembro do ano passado.

A sua detenção, na quinta-feira, abortou um ataque em fase avançada contra a França, disse o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

Uma nova operação antiterrorista em grande escala decorre hoje em Bruxelas, noticia a imprensa belga, referindo que camiões militares e agentes fortemente armados rodearam a zona de Schaerbeek.

As unidades especiais da polícia federal entraram numa vivenda nesse bairro, segundo a agência de notícias belga, que acrescenta também que foi ouvida uma explosão no iníocio da intervenção.

Os arredores da zona onde se desenrola a operação foram fechados e estão protegidos por agentes fortemente armadas e por camiões militares, acrescenta a agência, que nota ainda a presença do serviço de deteção e desativação de explosivos da polícia local.

Na terça-feira, vários atentados terroristas no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek fizeram 31 mortos e cerca de 300 feridos na capital belga.

Na quinta-feira houve várias ações nos bairros de Jette e Schaerbeek, em Bruxelas, que levaram à detenção de seis indivíduos, havendo a registar uma nova detenção no distrito de Forest.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados