Açoriano Oriental
SATA Rallye Açores
Pneus e diferenciais concentram atenção de pilotos e equipas
Nem de propósito. No decorrer dos testes privados, na Achada das Furnas, equipas puderam testar, de manhã, soluções para chuva e à tarde para piso seco
Pneus e diferenciais concentram atenção de pilotos e equipas

Autor: Arthur Melo

A meteorologia no arquipélago dos Açores é inconstante e num só dia podem-se observar as quatro estações do ano. Inconvenientes à parte, esta característica até que foi benéfica para as equipas que ontem se dedicaram a realizar testes nos carros que a partir de quinta-feira participam no SATA Rallye Açores.
O dia amanheceu sombrio e na zona da Achada das Furnas o nevoeiro instalou-se e como companhia tinha chuva.
“Está escorregando muito”, disse-nos Ricardo Moura  numa  vinda à zona onde se encontravam os mecânicos da ARC Sport.
De facto, a sujidade dos carros era sinónimo de que o troço deveria apresentar-se bastante enlameado e, nesta fase do dia, a atenção de pilotos e responsáveis das equipas estava em encontrar as melhores afinações.
A Skoda Motorsport dedicou particular atenção aos diferenciais e, transversal a todos os concorrentes presentes junto à Casa da Batata, foi a preocupação com a melhor escolha de pneus.
“Não está sendo fácil encontrar a melhor solução de pneus. De manhã choveu e agora o piso está a secar. Já me contaram que no ano passado os furos foram uma constante, pelo que temos de ser muito criteriosos na sua escolha”, disse Bryan Bouffier enquanto trocava impressões com o seu staff sobre os pneus utilizados no Peugeot.
De tarde o sol brilhou e rapidamente transformou as condições do troço. As condições meteorológicas mudaram num ápice e com a mesma velocidade  os mecânicos adequaram os carros à nova situação. Após uma ida à zona das assistências, as alterações efectuadas nos carros eram de pronto testadas no troço em condições reais de prova.

 

 

Reportagem completa na edição impressa de terça-feira, dia 12 de Julho de 2011, do jornal Açoriano Oriental

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados