Açoriano Oriental
PM irlandês «optimista» sobre o "não" dado ao Tratado de Lisboa
O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, afirmou hoje estar "optimista" sobre uma solução a dar ao "chumbo" do Tratado de Lisboa em referendo popular no seu país.


Autor: Lusa/AO Online
  Falando à saída de um encontro com Nicolas Sarkozy, chefe de Estado da França, que preside até ao fim do ano à União Europeia (UE), Cowen manifestou “esperança” em que o problema seja ultrapassado na próxima semana, quando se reunir o Conselho Europeu.

    “Devo avaliar os interesses nacionais irlandeses e pesar as obrigações europeias do país” explicou o líder do executivo de Dublin, que espera desenvolvimentos nas conversações conducentes a uma saída aceitável para os 27.

    Mas “nenhuma decisão foi ainda tomada”, sublinhou, a poucos dias da cimeira dos dias 11 e 12 em Bruxelas.

    A Irlanda é o único dos 27 que teve de referendar o Tratado de Lisboa, “chumbado” por 53,4 por cento dos votos a 12 de Junho.

    A câmara baixa do parlamento checo também tem pendente a votação do texto, que só vigorará havendo unanimidade entre os membros da UE.

    Por outro lado, o comissário europeu para o Mercado Interno, o também irlandês Charlie McCreevy, exigiu “respeito” pela decisão tomada no referendo numa entrevista publicada hoje pela revista Hot Press.

    A maioria dos 27 aposta na realização de um novo referendo na Irlanda - um imperativo constitucional - para ver se passa o Tratado de Lisboa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados