Açoriano Oriental
Platini quer trocar cartões amarelos por suspensões de 10 a 15 minutos
O presidente da UEFA, Michel Platini, propôs a eliminação dos cartões amarelos como punição disciplinar no futebol, considerando que devem ser substituídos pelo afastamento do jogador infrator do jogo por um período de 10 ou 15 minutos.
Platini quer trocar cartões amarelos por suspensões de 10 a 15 minutos

Autor: Lusa/AO Online

 

"Eu mudaria o sistema de advertências, os cartões", disse o responsável máximo pela UEFA, a entidade que gere o futebol europeu e a mais poderosa confederação de futebol da FIFA, que regula o futebol a nível mundial.

Numa entrevista ao desportivo espanhol AS, Platini explicou que o "seu" sistema de punições no futebol seria mais como no râguebi, em que um jogador admoestado fica "10 ou 15 minutos fora do jogo".

"Dessa forma, o benefício é da equipa opositora, no mesmo jogo, em vez de uma sanção que transita para o jogo contra uma terceira equipa, a próxima no calendário", disse Platini, ex-futebolista internacional francês.

Pelas regras atuais, um jogador punido com um vermelho direto ou dois amarelos no mesmo jogo é expulso e não pode ser substituído. As regras também indicam que os cartões amarelos acumulam ao longo de uma competição, pelo que um jogador com muitos amarelos pode ser castigado por um ou mais jogos da mesma ou de outras provas.

Nas competições da UEFA, por exemplo, dois cartões amarelos numa fase da prova significam um jogo de suspensão.

Platini sublinhou que se trata apenas de uma proposta, "uma ideia".

"Agora precisa de amadurecer para vermos se pode realmente ser bom para o jogo. É uma proposta a ser explorada", concluiu

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados