Açoriano Oriental
Peugeot Citroen de Mangualde suprime hoje um turno e despede 280 trabalhadores
O Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA - Peugeot Citroën suprime a partir de hoje o terceiro turno de laboração, que levará à redução de 280 postos de trabalho, devido a um ajustamento da atividade produtiva.
Peugeot Citroen de Mangualde suprime hoje um turno e despede 280 trabalhadores

Autor: Lusa/AO Online

A supressão do turno e redução dos postos de trabalho foi anunciada no final de maio pelo centro de produção de Mangualde.

Quando foi anunciado o relançamento do terceiro turno das fábricas de Mangualde, em fevereiro de 2013, para funcionar a partir de abril desse ano, estava previsto que funcionaria por um período mínimo de nove meses, mas acabou por funcionar durante 16 meses.

O lançamento deste turno em Mangualde resultou, segundo a empresa, do facto de a fábrica de Vigo do Grupo PSA registar naquela altura uma produção excecional e temporária, inerente à fase de lançamento dos modelos Citroen C-Elysée e Peugeot 301”.

Por isso foi transferida para Mangualde a produção “de alguns volumes dos modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner”.

Segundo a PSA de Mangualde, “este fator extraordinário terminou e as fábricas voltam à sua produção nominal”, levando ao ajustamento da atividade produtiva com a supressão do terceiro turno.

Serão reduzidos aproximadamente 280 postos de trabalho, passando a empresa a empregar cerca de 820 trabalhadores e a ter como referência uma produção de 192 veículos por dia.

O terceiro turno permitiu uma produção suplementar de cerca de 25.000 veículos, um acréscimo de exportações superior a 200 milhões de euros, mais quatro milhões de euros de salários e mais dois milhões de euros em impostos e contribuições sociais.

A PSA garantiu que os trabalhadores que agora deixam a empresa serão privilegiados em eventuais contratações futuras.

O grupo PSA - que é formado pelas marcas Peugeot e Citroën e está em 160 países - comercializou 2,8 milhões de veículos no mundo em 2013, 42% dos quais fora da Europa.

É o segundo maior fabricante europeu de automóveis, tendo registado em 2013 um volume de negócios de 54.100 milhões de euros.

A PSA de Mangualde produz os veículos Citroën Berlingo e Peugeot Partner e, atualmente, emprega 1.130 trabalhadores.

É a maior empresa da região e uma das maiores exportadoras de Portugal, tendo produzido, em 2013, 56.713 veículos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados