Açoriano Oriental
Pescadores denunciam falta de gelo e de espaço de congelação nas ilhas do Faial e Pico
A falta de gelo nas lotas do Faial e do Pico e uma avaria nos tanques de congelação estão a prejudicar a pesca nas ilhas do Faial e do Pico, obrigando alguns barcos a suspender temporariamente a atividade.
Pescadores denunciam falta de gelo e de espaço de congelação nas ilhas do Faial e Pico

Autor: Lusa/AO Online

O caso foi hoje denunciado por José António Fernandes, presidente da Federação de Pescas dos Açores, que lembra que o problema é recorrente nesta época do ano, porque as máquinas de gelo da Lotaçor (a empresa que gere as lotas da região) são "velhas" e "avariam" com frequência.

"Já no ano passado tivemos o mesmo problema. Estas máquinas de gelo da Lotaçor, que existem no Faial e no Pico, são velhas e sempre que surge uma altura de maior aperto, avariam", afirmou José António Fernandes, em declarações à agência Lusa.

O presidente da Federação de Pescas dos Açores lembrou que o Governo Regional comprometeu-se a reforçar os investimentos nas lotas do Faial e do Pico, mas que essa promessa ainda não se concretizou.

Para agravar a situação, dois dos quatro tanques de salmoura do Entreposto Frigorífico da Madalena, no Pico, estão avariados, o que impede os armadores de descarregar atum, obrigando-os a atracar e a aguardar por disponibilidade de espaço, afirmou.

"Esse é que é o problema principal e que está a prejudicar gravemente os armadores da pesca de atum", salientou José António Fernandes, lembrando que os atuneiros "não têm onde descarregar" o atum, que tem surgido em grandes quantidades nos últimos dias nos mares da região.

Uma das soluções seria a descarga do atum no porto da ilha de Santa Maria, mas a distância leva muitos armadores a optarem por aguardar na Madalena a sua vez para descarregar.

Em resposta a estas críticas, o Conselho de Administração da Lotaçor já fez saber que a falta de gelo resulta da concentração anormal de cardumes de atum junto às ilhas do Faial e do Pico.

Fonte da empresa referiu que, em apenas numa semana, terão sido capturadas mais de 400 toneladas de atum naquela zona do arquipélago.

A Lotaçor garante também que as máquinas de gelo existentes no Faial e no Pico estão a laborar 24 horas por dia, mas que, ainda assim, a procura continua a ser maior do que a oferta.

A empresa está a lançar um concurso público para a aquisição de quatro novas máquinas de gelo, que vão permitir duplicar a capacidade de refrigeração nas ilhas do Faial e do Pico.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados