Açoriano Oriental
Perto de 20 contos inéditos de Fernando Pessoa são publicados quinta-feira
Cerca de duas dezenas de contos inéditos de Fernando Pessoa são publicados na próxima quinta-feira, sob o título "Estrada do esquecimento e outros contos", anunciou a editora Assírio & Alvim.
Perto de 20 contos inéditos de Fernando Pessoa são publicados quinta-feira

Autor: Lusa/AO Online

 

“Reúne-se nesta edição um conjunto de narrativas de Fernando Pessoa, das quais 20 se encontravam ainda inéditas”, afirma a editora em comunicado enviado à Lusa, acrescentando que esta obra surge na continuidade de “O mendigo e outros contos”, publicada em 2012.

À semelhança desta coletânea, a nova tem uma introdução de Ana Maria Freitas, investigadora do Instituto de Estudos sobre o Modernismo, da Universidade Nova de Lisboa, que tem estudado o espólio do escritor.

Na nota introdutória, Ana Maria Freitas adverte que "esta, como outras edições da obra de Pessoa, partiu de textos que não tinham ainda atingido um estado final".

"Embora a intenção de publicar nunca estivesse longe do pensamento de Pessoa, pouco da sua obra de ficção foi publicado em vida. Este facto implica que qualquer edição da sua obra tenha de percorrer o caminho que o autor fez ao criar os seus textos e tentar adivinhar as suas intenções para garantir a fidelidade ao seu projeto", escreve a investigadora.

Ana Maria Freitas afirma que "a organização da prosa ficcional confronta o editor com as dificuldades próprias da obra de Pessoa — a fragmentaridade e a incompletude de uma obra sempre em progressão — a que se vêm juntar a dispersão e a não correspondência entre títulos e textos. A escrita é feita em continuidade, os textos são retomados ao longo do tempo e deixados, muitas vezes, em aberto, como se ao autor repugnasse o ato de encerrar, de fechar as hipóteses a explorar numa narrativa".

A Assírio & Alvim, no mesmo comunicado, realça o “rigoroso trabalho de edição levado a cabo por Ana Maria Freitas” e atesta que “este livro vem aprofundar, decisivamente, o conhecimento que temos sobre uma área importante da criação pessoana, trazendo a público 20 contos de Fernando Pessoa até agora inéditos”.

Esclarece, por seu turno, a investigadora que "a coerência conceptual, que é marcante na obra de Pessoa, também se encontra nos contos, onde são evidentes as conexões com a obra poética e ensaística. Nesta, como noutras áreas da sua obra, o autor organiza repetida e exaustivamente os seus projetos literários em listas e esquemas que, juntamente com registos e anotações, possibilitam uma reconstituição do seu projeto literário".

Todavia, no caso dos contos, explica Ana Maria Freitas, "a planificação projetada não apresenta uma estabilidade organizativa tão perfeita como a que se encontra, por exemplo, nas novelas policiárias, também elas escritas ao longo do tempo".

"Os esquemas referem títulos de que não se encontra rasto, fragmento ou anotação correspondente. Terão existido somente na imaginação do seu autor, com hipótese de enredo a desenvolver? É o caso dos títulos 'Recordações de Carlos Amaral', 'Despedida do caixa', 'Manuscrito de um alienista doido», 'N dimensões' e 'Razões que tinha o engenheiro Dantas para ser materialista', por exemplo, que não têm um corpo de texto identificável", nem se encontram editados neste novo título.

Outros contos, escreve a investigadora, têm "presença destacada em vários esquemas redigidos em momentos diferentes da vida do autor, [e] revelam uma incompletude que indiciaria um trabalho de escrita incipiente", e cita "O elogio histórico de D. Miguel Roupinho" que, "apesar da incompletude que lhe retira sentido, ocupa um lugar importante no conjunto ficcional planeado".

A editora salienta que a obra do autor de “Mensagem” se tem “revelado mais vasta do que inicialmente se imaginou”.

A obra dá a conhecer 18 contos inéditos de Fernando Pessoa, nomeadamente “A Estrada do esquecimento”, “O caso do sargento falso”, “A trincheira”, “Uma tarde clerical”, “A caçada” e “Um conto”, entre outros.

Da lista de inéditos, agora publicados, consta ainda “O prior de Buarcos”, “O que fazia o bem”, “O José Mole”, “Gastrónomo” e “A perda do hiate Nada”.

Fazem ainda parte da seleção dois contos parcialmente inéditos: “O crime do Dr. Cerdeira” e “O vencedor do tempo”.

A obra que inclui ainda, entre outros, “Fábula imoral” e “As memórias de Constantino Dix”, é apresentação no dia 09 de abril, pelas 19:00, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Fernando Pessoa (1888-1935) apenas publicou alguns poemas dispersos em vida, incluindo alguns assinados pelos seus heterónimos, e "Mensagem", em 1934. Em 1915 fez parte do grupo fundador da revista "Orpheu", que introduziu a estética modernista em Portugal, e na qual publicou em seu nome e no dos eu heterónimo Álvaro de Campos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados