Açoriano Oriental
Pelo menos cinco mortos em vários ataques à bomba no centro de Jacarta
Pelo menos cinco pessoas, entre eles dois polícias, morreram esta quinta-feira num conjunto de ataques à bomba próximo de um centro comercial no centro da capital indonésia, Jacarta, segundo a agência indonésia Antara.
Pelo menos cinco mortos em vários ataques à bomba no centro de Jacarta

Autor: Lusa/AO Online

 

Fonte policial citada pela AFP confirmou, no entanto, até agora, apenas quatro mortos, três civis e um agente policial, com jornalistas australianos a referirem que entre as vítimas poderão estar alguns dos elementos responsáveis pelos ataques de hoje.

Testemunhas citadas nos meios de comunicação social locais referem-se a pelo menos seis explosões, próximo do centro comercial Sarinah, com relatos de tiroteio entre a polícia e um grupo de pessoas ainda não identificado e de número não conhecido.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram pelo menos uma das explosões, de pequena dimensão, em frente ao centro comercial Sarinah, localizado na mesma rua onde está o escritório das Nações Unidas em Jakarta.

A televisão australiana ABC cita uma nota interna da ONU para os funcionários em Jacarta que indica que um dos seus funcionários poderá ter ficado ferido nas explosões.

"Caros colegas, mais explosões e disparos na zona. Aparentemente estão a usar armas e granadas. Estamos num perímetro no edifício da ONU, protegidos por pessoal armado. Podemos ter um funcionário da ONU ferido na explosão inicial", refere a nota.

A origem exata das explosões ainda não foi confirmada pelas autoridades, com jornalistas indonésios e estrangeiros a referirem-se a bombas, granadas e até à ação de pelo menos dois bombistas suicidas.

Testemunhas citadas pela imprensa internacional referem-se a um grupo de pelo menos cinco atacantes incluindo três bombistas suicidas que se fizeram explodir num café da marca Starbucks.

Outros jornalistas no local referem que um grupo de até seis atacantes pode estar barricado no edifício Skyline, próximo ao local das explosões iniciais.

A televisão indonésia TVOne noticiou entretanto terem ocorrido três outras explosões noutros pontos da capital, nomeadamente, nos bairros de Cikni, Silpi e Kuningan, em dois casos, próximo das embaixas da Turquia e do Paquistão.

Imagens divulgadas pelas redes sociais e pela imprensa indonésia e estrangeira mostram o impacto de uma das explosões, com pelo menos três corpos na rua e um posto de polícia parcialmente destruído.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados