Açoriano Oriental
Pelo menos 15 mortos num ataque atribuído ao Boko Haram nos Camarões
Pelo menos 15 pessoas foram mortas no norte dos Camarões, num ataque atribuído ao Boko Haram, que também raptou várias pessoas, incluindo a mulher do vice-primeiro-ministro, segundo fontes de segurança.

Autor: Lusa/AO online

"Registámos 15 mortos. Entre eles, dois membros das forças de segurança e um BIR", um soldado do Batalhão de Intervenção Rápida, a unidade de elite do exército camaronês, afirmou à AFP um agente da polícia que participou nas operações lançadas após o ataque de dia 27, acrescentando que "também uma dezena de pessoas foram raptadas".

Na manhã de domingo passado, dois ataques simultâneos atribuídos ao grupo nigeriano Boko Haram tiveram como alvo a residência local do vice-primeiro-ministro, Amadou Ali, cuja mulher foi raptada, e o palácio do Sultão de Kolofata, Seiny Boukar Lamine, a quem raptaram também a mulher e os seus cinco filhos.

Numa intervenção na cadeia televisiva do estado na noite de dia 27, o porta-voz do governo, Issa Tchiroma Bakary, também ministro da comunicação, indicou que os atacantes eram "mais de 200", sublinhando que o governo ainda não dispõe de elementos suficientes para dar informações completas.

A situação atual é extremamente tensa no norte dos Camarões, onde os extremistas islâmicos do Boko Haram, que reivindicaram inúmeros ataques e raptos no país, multiplicam os ataques contra militares e civis em todo o território.

Nos passados dias 24 e 25, vários militares e polícias camaroneses foram mortos em dois ataques atribuídos ao grupo terrorista no norte do país.

Os Camarões, como outros países da região, intensificaram a sua luta contra o Boko Haram após a indignação internacional provocada pelo rapto de 200 jovens raparigas nigerianas no dia 14 de abril.

Os extremistas do Boko Haram consideram o norte dos Camarões, na fronteira com a Nigéria, um refúgio, tornando-a uma zona propícia a raptos de estrangeiros e um território de trânsito e de aprovisionamento de armas e explosivos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados