Açoriano Oriental
PCP insiste na necessidade em ligação marítima regular entre São Miguel e Santa Maria
O líder do PCP/Açores, Aníbal Pires, insistiu na necessidade de ser criada uma carreira regular de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas de São Miguel e de Santa Maria.
PCP insiste na necessidade em ligação marítima regular entre São Miguel e Santa Maria

Autor: Lusa/AO online

 

O dirigente comunista, que falava em conferência de imprensa, em Vila do Porto, no final de uma visita de cinco dias a Santa Maria, entende que aquela carreira marítima regular, que o PCP vem propondo há vários anos, é "prioritária" para dinamizar a economia da ilha.

"Trata-se de uma proposta que o PCP já apresentou em 2013 e que o PS rejeitou, mas, tratando-se de um compromisso eleitoral da CDU e sendo uma medida cada vez mais necessária para tirar a economia mariense da estagnação, o PCP não desiste", sublinhou o deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores.

Aníbal Pires apresentou um conjunto de iniciativas parlamentares para permitir a discussão na Assembleia Legislativa dos Açores de temas importantes para Santa Maria, como a reabilitação dos terrenos envolventes ao aeroporto, a recuperação do Cine-Atlântida e o projeto de musealização da antiga torre de controlo.

No caso da recuperação da antiga torre, recordou que o Governo Regional cortou 99 mil euros nas verbas destinadas a esse fim no orçamento da região deste ano, deixando a rubrica com um valor "ridículo" de mil euros.

"Esse valor nem sequer será suficiente para remover os escombros depois da sua provável futura derrocada, se não for intervencionada atempadamente", lamentou Aníbal Pires.

Em relação à zona envolvente do Aeroporto de Santa Maria, o PCP propõe que seja aberto um processo de discussão pública e de recolha de sugestões, com vista a elaborar um plano urbanístico "abrangente e participado".

"Para o PCP, aquele local tem potencial para voltar a ser uma zona de excelência, com uma elevada qualidade urbana, arquitetónica e ambiental", insistiu.

Para Aníbal Pires, é também "imperioso" que a ANA realize os investimentos necessários no Aeroporto de Santa Maria, de forma a criar condições para a manutenção dos postos de trabalho e de toda a dinâmica à volta do aeroporto".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados