Açoriano Oriental
PCP defende mercado de agricultura inter-ilhas na Macaronésia
O eurodeputado do PCP João Ferreira disse que vai levar novamente ao Parlamento Europeu a proposta de criação do mercado inter-ilhas dos arquipélagos da Macaronésia -- Açores, Canárias, Cabo Verde e Madeira - para valorizar as suas produções agrícolas.
PCP defende mercado de agricultura inter-ilhas na Macaronésia

Autor: AOnline/LUSA

Estas ilhas "têm especificidades e complementaridades entre si que tornariam o funcionamento de um mercado entre elas uma forma de valorização das respetivas produções", disse aos jornalistas o eurodeputado, no Funchal, no final de uma visita de trabalho à região da Madeira, em que participou também a eurodeputada Inês Zuber.

João Ferreira lembrou que o partido já questionou em 2010 a Comissão Europeia sobre esta matéria e que a instituição reconheceu a sua importância, "mas, depois, não deu continuidade".

"O funcionamento deste mercado seria uma forma de contribuir para um escoamento de produções regionais, dando-lhes também um valor acrescentado", referiu.

O PCP quer voltar a levar o assunto aos órgãos europeus, questionando, inclusive, que apoios da União Europeia poderá vir a ter a iniciativa.

"Quando levantamos esta questão no Parlamento Europeu há cinco anos, a Comissão Europeia concordou que se tratava de uma boa ideia e de um caminho a seguir mas, agora, há que dar sequência a isso. Até agora não vimos nada, vamos retomar esta questão no sentido de saber o que foi feito desde essa altura e quais as conclusões dos estudos que, na altura, a Comissão Europeia nos disse que estava a fazer para o estabelecimento dessas ligações", afirmou.

A visita de João Ferreira e Inês Zuber à Madeira decorreu durante dois dias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados