Açoriano Oriental
PCP, BE e Verdes acusam PSD, CDS e PS de quererem manter austeridade
PCP, BE e Verdes acusaram hoje os sucessivos Governos de desvirtuarem as conquistas do 25 de Abril e os "executantes da política de direita" de quererem manter a austeridade, uma crítica estendida pelo BE ao Presidente da República.

Autor: Lusa/AO Online

Na sua intervenção na sessão solene do 25 de Abril, na Assembleia da República, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, criticou os que apresentam a austeridade “como o alfa e o ómega, o princípio e o fim de todas as escolhas”.

“E é pela voz do próprio Presidente da República que chega mais insistentemente esta ladainha. Quando tenta impor o consenso na austeridade inscrito à partida nos programas eleitorais, quer uma democracia tutelada. Na chantagem para uma maioria absoluta, qualquer que seja o veredicto popular, quer uma democracia condiciona”, criticou.

Na mesma linha, a deputada do PCP Carla Cruz considerou que os progressos de Abril “têm vindo a ser seriamente atacados e destruídos, em especial nos últimos anos”, e criticou os que cortaram salários e pensões para continuarem a pagar juros “de uma dívida insustentável”, empobrecendo o povo e aumentando os lucros do grande capital.

“É esta política que os executantes da política de direita querem perpetuar”, acusou.

“Disputando entre si pequenas diferenças de ritmo e intensidade, a troica interna dos executantes da política de direita confirmou nos últimos dias não ter para oferecer aos portugueses outra coisa que não seja a continuação da mesma política de exploração”, disse, numa crítica implícita a PSD, CDS-PP e PS.

Também Heloísa Apolónia, pelo Partido Ecologista “Os Verdes”, considerou que a crise foi aproveitada para agravar os fossos entre os ricos e os pobres, “tendo aumentado significativamente o número de pessoas em efetivo risco de pobreza”.

“E já foi anunciado que pretendem manter cortes nos rendimentos e aumentos de impostos durante mais uma legislatura inteira, contrariando o que antes tinham dito”, criticou, lamentando que apenas se encontre espaço para baixar o IRC e eliminar a contribuição extraordinária do setor energético, referindo-se a medidas contidas no Programa de Estabilidade já apresentado pelo executivo.

No entanto, os Verdes deixaram igualmente críticas implícitas ao PS, que esta semana apresentou o seu cenário macroeconómico para os próximos anos, dizendo que “a alternativa não pode ser fazer igual mas a um ritmo diferente”.

No seu discurso, o líder parlamentar do BE citou Zeca Afonso e a rapper Capicua para lamentar que, dos cortes extraordinários dos salários, tenha passado “a ser extraordinário ter um salário”, o mesmo se passando nas pensões.

“Querem que a austeridade seja a nova normalidade, o edifício onde os direitos se desconstroem, onde os serviços públicos se decompõem, e onde o futuro se faz passado”, acusou, dizendo que o povo que fez o 25 de Abril em 1974 “não se vergará aos sacrifícios constantes da austeridade e não se condiciona a qualquer inevitabilidade”.

Também para o PCP é “na afirmação das conquistas de Abril consagradas na Constituição que o país encontrará respostas para enfrentar os problemas atuais e futuros”.

No ano em que se comemoram 41 anos das eleições para a Assembleia Constituinte, a 25 de Abril de 1975, a deputada do PCP aproveitou para saudar os deputados constituintes e lamentar que, desde a primeira hora, a Constituição que veio a ser aprovada um ano mais tenha tido “inimigos declarados que em sucessivas revisões a amputaram e empobreceram, limitando o seu alcance e conteúdo progressista”.

Heloísa Apolónia escolheu dedicar parte da sua intervenção aos desempregados e trabalhadores precários, relatando vários episódios de denúncias que chegaram ao parlamento de pessoas que, por medo, não deram a cara.

“O que é que se passa neste país 41 anos depois do 25 de Abril?”, questionou, dizendo que “a lógica do medo não pode, jamais, retomar lugar neste país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados