Açoriano Oriental
PCP/Açores acusa poderes central e regional de "explorarem" autarquias
O deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores, Aníbal Pires, acusou os governos Regional e da República de "explorarem" as autarquias locais, ao transferirem responsabilidades sem verbas.
PCP/Açores acusa poderes central e regional de "explorarem" autarquias

Autor: Lusa / AO online

 

O parlamentar comunista, que falava em conferência de imprensa, na cidade da Horta, no final de uma visita de três dias à ilha do Faial, deu como exemplo dessa exploração a manutenção da "extensa, mas indispensável, rede de caminhos agrícolas".

"Na prática, os poderes central e regional utilizam as juntas de freguesia para poupar dinheiro, transferindo para as juntas as suas próprias responsabilidades, sem no entanto lhes transferir os meios financeiros necessários para as cumprir cabalmente", apontou Aníbal Pires.

O deputado açoriano referiu que, em sede de discussão do Plano e Orçamento da Região, tem vindo a propor o reforço de verbas para a manutenção dos caminhos agrícolas, mas lamentou que a maioria socialista no arquipélago continue a rejeitar essa medida, preferindo continuar a "explorar" as autarquias.

Aníbal Pires acusou ainda o executivo açoriano de "condicionar" e "estrangular" o desenvolvimento da ilha do Faial, nomeadamente, ao adiar investimentos importantes e obras há muito prometidas.

"O Faial sofre com as opções erradas do Governo Regional e da maioria que o suporta, e que condicionam ou estrangulam o seu desenvolvimento, prejudicando-o objetivamente em termos dos transportes e equipamentos", lamentou o deputado do PCP, defendendo que isso provoca "reflexos dramáticos na geração de riqueza, criação de emprego e capacidade de fixar população".

O parlamentar comunista dá como exemplo o adiamento "sine die" de obras como a variante à cidade da Horta, o novo matadouro, cuja primeira pedra foi lançada este mês, o novo quartel de bombeiros, ou a recuperação das igrejas do Carmo e de São Francisco.

A agricultura, a saúde e a cultura foram outras áreas que mereceram a atenção do deputado do PCP durante esta visita ao Faial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados