Açoriano Oriental
Crise
Paulo Portas orgulhoso com postura dos portugueses
O ministro dos negócios estrangeiros, Paulo Portas, afirmou esta terça feira que está muito orgulhoso pela forma como os portugueses têm enfrentado a crise, numa intervenção numa conferência internacional em Berlim.
Paulo Portas orgulhoso com postura dos portugueses

Autor: Lusa/AO Online

 

"Estou muito orgulhoso da postura dos portugueses, e vamos conseguir resultados", disse Portas no painel de encerramento da conferência "O valor da Europa", em que participou a convite do seu homólogo alemão, Guido Westerwelle.

O MNE português disse também que "são necessárias soluções europeias para resolver um problema europeu, e que só uma reação a nível europeu aumentará a confiança

As lições do passado mostraram, porém, que para poder avançar a Europa tem de estar unida, advertiu Portas.

"Foi assim que sempre progredimos, hoje os argumentos para a a Europa se unir são tão importantes como eram há 60 anos", acrescentou o ministro português.

Westerwelle, por seu turno, começou por elogiar a presença de Paulo Portas na conferência, apesar da situação que se vive em Portugal.

"É de enaltecer a sua presença aqui, porque sabemos que a discussão no seu país é muito difícil, que há muitos protestos", disse o chefe da diplomacia alemã.

Referindo-se depois à Europa, Westerwelle sublinhou a necessidade de aprofundar os mecanismos de integração europeus, transferindo competências nacionais para a União, mas reconheceu que este processo "precisa de tempo".

Westerwelle afirmou que é preciso convencer todos os responsáveis políticos a não desistir do ideal europeu, mas defendeu também que "não se deve bloquear" a vontade de alguns países de avançarem mais rapidamente na integração, nem a de países que queiram abandonar o projeto comum, disse o ministro alemão.

Os dois ministros realçaram ainda as vantagens de a União Europeia ter países com um historial de relações com outros continentes, e Westerwelle lembrou que Portugal, "apesar de ser um país pequeno", tem relações especiais com a América Latina, com a África e com a Ásia que podem ser desenvolvidas para superar os desafios da globalização.

"Este pano de fundo, é importante para definirmos uma nova política externa europeia, e sermos o maior 'global player' do mundo", sugeriu Paulo Portas.

Num outro painel da conferência participou também o deputado socialista Pedro Delgado Alves, que contestou a eficiência das medidas de austeridade tomadas em Portugal e dos seus prazos, mas sublinhou também a vontade dos portugueses de ultrapassar a crise.

Em Portugal "há motivos para corrigir o rumo que tomámos, mas não para o mudar", disse o deputado do PS.

 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados