Açoriano Oriental
Passos Coelho diz ter valido a pena convencer Açores a liberalizar espaço aéreo
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou hoje, nos Açores, que a liberalização do espaço aéreo entre São Miguel e o continente está a ter um "impacto extraordinário" e que "valeu a pena" ter convencido o Governo Regional
Passos Coelho diz ter valido a pena convencer Açores a liberalizar espaço aéreo

Autor: LUSA/AO online

"Nós demoramos um certo tempo a persuadir o Governo Regional de que isso era um modelo bom. Apesar disso, valeu a pena, até porque o executivo açoriano acabou por aceitar esse modelo que apresentámos”, afirmou Pedro Passos Coelho aos jornalistas.

O presidente do PSD falava após se ter reunido com a administração da ANA Açores, no aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, para fazer uma balanço da liberalização das ligações aéreas entre esta ilha e o continente.

O novo modelo de transporte aéreo de e para os Açores, que permite às companhias “low cost” operarem para a região, designadamente São Miguel e Terceira (embora só estejam ainda a operar para a primeira ilha), tiveram início a 29 de março de 2015, quando Passos Coelho era primeiro-ministro.

Passos Coelho, acompanhado por Duarte Freitas, líder do PSD/Açores e cabeça de lista por São Miguel às eleições regionais de 16 de outubro, explicou que o Governo regional socialista, na altura, “estava mais fixado na ideia de que era preciso remunerar mais as obrigações de serviço público”, mas o Governo da República “não tinha mais dinheiro para gastar”.

“As obrigações de serviço público que existiam e que tinham um determinado valor mantiveram-se com o novo regime, o que significa que foi possível alterar estruturalmente as perspetivas para a economia dos Açores, sem gastar mais um euro”, destacou Pedro Passos Coelho.

Vincando os efeitos multiplicadores para a economia açoriana com a entrada em vigor deste novo modelo, o líder do PSD informou que, de acordo com dados da ANA, 2016 promete ser “histórico”, na medida em que “muito antes do ano terminar será excedido o número de um milhão de passageiros”.

“Houve um crescimento significativo, praticamente mais 300 mil passageiros durante o ano de 2015 face a 2014”, disse Passos Coelho, acrescentando que “os números hoje transmitidos pela administração da ANA são muito eloquentes”.

Pedro Passos Coelho termina uma visita de três dias aos Açores na quinta-feira, na ilha Terceira, onde estará na abertura da universidade de verão do PSD/Açores.

Esta deslocação ao arquipélago ocorre a menos de dois meses das eleições legislativas regionais, a 16 de outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados