Açoriano Oriental
Assembleia Legislativa Regional
Partidos preocupados com abstenção nos Açores
Os partidos políticos estão preocupados com os elevados níveis de abstenção que se registam nos Açores, mas não se entendem quanto à melhor forma de inverter a situação, nomeadamente como aumentar a participação dos jovens nos actos eleitorais.
Partidos preocupados com abstenção nos Açores

Autor: Lusa / AO online
Este problema esteve em debate terça-feira no parlamento açoriano na sequência de uma proposta apresentada pelo PCP, mas, apesar de a preocupação ser comum a todas as bancadas, a maioria dos deputados votou contra a iniciativa comunista por entender que não seria eficaz.

O PCP pretendia que fossem distribuídas cópias em papel do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, da Constituição da República Portuguesa e da Carta dos Direitos Humanos a todos os jovens açorianos que completassem 18 anos de idade, com o objectivo de fornecer informação “fundamental” a quem iria exercer o direito de voto pela primeira vez.

Para o deputado comunista Aníbal Pires, esta proposta “muito simples” não pretendia ser uma “medida milagrosa” para resolver um “problema complexo”, mas apenas um contributo para ajudar a reduzir a taxa de abstenção no arquipélago.

Os argumentos não foram, no entanto, suficientes para convencer os deputados do PS, PSD e CDS/PP, que votaram contra, inviabilizando a iniciativa do PCP, apenas apoiada pelo BE e PPM.

Para os três maiores partidos com representação parlamentar nos Açores, a proposta comunista, além de “não ser eficaz”, foi considerada “pretensiosa”, “perigosa” e “contrapruducente”.

Uma das principais criticas estava relacionada com o facto do PCP propor a distribuição dos documentos em papel, numa altura em que a maioria dos jovens tem acesso à Internet e pode consultar o que lhes interessa online.

Apesar desta divergência de opinião entre os três maiores e os três mais pequenos partidos com representação parlamentar, todos manifestaram preocupação pelos elevados níveis de abstenção nos Açores, admitindo que é necessário encontrar uma forma de cativar o interesse dos eleitores.

As diferenças não estão no diagnóstico do problema, mas na forma de o resolver.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados