Açoriano Oriental
Parlamento dos Açores vai ouvir entidades e Governo sobre pista do aeroporto do Pico

O parlamento dos Açores deliberou a audição presencial de várias entidades e de um membro do Governo Regional sobre a ampliação e operacionalidade da pista do aeroporto do Pico.

Parlamento dos Açores vai ouvir entidades e Governo sobre pista do aeroporto do Pico

Autor: Lusa/AO Online

A Comissão Especializada Permanente de Economia da Assembleia Legislativa Regional dos Açores esteve a analisar, entre outros pontos da ordem de trabalhos, o Projeto de Resolução n.º 67/XII (PS) - “Ampliação da pista do Aeroporto do Pico”.

O Projeto de Resolução pretende que a Assembleia Legislativa Regional recomende ao Governo Regional dos Açores “que desenvolva as diligências necessárias” para “avançar com todos os trabalhos preparatórios para a concretização do projeto de execução da ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, designadamente, com um prolongamento para oeste na ordem dos 700 metros”.

O documento sustenta ser esta “a solução técnica que garante a operacionalidade sem limitações para as aeronaves de médio curso, inclusive toda a frota atual da SATA Azores Airlines".

Defende ainda que seja garantida "a inclusão dos valores necessários à elaboração deste projeto de ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, no Plano Regional Anual para 2022", lê-se no Projeto de Resolução.

A iniciativa socialista visa promover, "durante e após a conclusão do projeto, os contactos necessários com as diversas entidades aeronáuticas outras, em particular com a UNESCO, com vista à salvaguarda da viabilidade plena do projeto”, acrescenta.

O aumento das condições de operacionalidade do aeroporto da ilha do Pico é um pedido com anos dos locais.

Hoje, na comissão o deputado socialista Miguel Costa requereu "a audição presencial do secretário regional da tutela, dos coordenadores do grupo Aeroporto do Pico e promotores da petição" pelo aumento da operacionalidade da pista do aeroporto.

O PS solicitou ainda a audição da "Associação Comercial e Industrial da ilha do Pico e da Associação de Municípios da Ilha do Pico, também presencial", e "por escrito do Conselho de Ilha do Pico, do departamento de operações de voo da SATA e a SATA - gestão de aeródromos".

O PSD disse também requerer a audição dos peticionários do grupo Aeroporto do Pico e também de "um membro do Governo Regional, da Associação Comercial e Industrial do Pico e da Associação de Municípios", segundo referiu na comissão o deputado social-democrata Marco Costa.

"Concordamos também com a questão da audição do Conselho de Ilha por escrito e com a SATA - gestão de aeródromos", acrescentou.

Já o deputado do CDS-PP Rui Martins concordou "com as propostas feitas" e adicionou uma diligência no sentido da audição "presencial" do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nomeadamente um especialista em meteorologia aeronáutica.

O deputado independente Carlos Furtado disse nada ter a acrescentar às propostas, assim como o deputado da Iniciativa Liberal (IL), Nuno Barata.

O parlamentar do PPM Gustavo Alves disse concordar com as propostas de audição.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados