Açoriano Oriental
Papa volta a criticar padres aborrecidos e maldispostos
O papa Francisco lembrou esta quinta-feira que os padres não podem ser "maldispostos, queixosos nem, o que é pior, aborrecidos".
Papa volta a criticar padres aborrecidos e maldispostos

Autor: Lusa/AO Online

 

O papa falava na homília da missa Crismal de Quinta-feira Santa, celebrada na basílica de São Pedro, que como em anos anteriores foi dedicada aos conselhos para os sacerdotes e "à beleza" do cansaço da dedicação aos fiéis.

Francisco explicou que o sacerdócio e a proximidade das pessoas cansa, mas "é um cansaço bom, cheio de frutos e de alegria".

"O povo fiel não nos deixa sem tarefas, a menos que se esconda num gabinete ou ande pela cidade num automóvel com vidros fumados", garantiu.

Mas, apesar desta fadiga, o papa disse aos sacerdotes que não podem ser "pastores maldispostos, queixosos nem, o que é pior, aborrecidos", reiterando a necessidade de pastores "com cheiro a ovelha" e "sorriso de padre".

"Em nada parecidos com esses que cheiram a perfume caro e olham para ti de longe e de cima", acrescentou.

Francisco inicou a homília com uma confissão: "Sabeis quantas vezes penso no cansaço. O cansaço de todos vós. Penso muito e rezo por isso com frequência, especialmente quando quem está cansado sou eu".

"A nossa fadiga é especial aos olhos de Jesus, que nos recebe e nos ergue", garantiu o papa na primeira cerimónia do chamado Tríduo Pascal, período de três dias em que os católicos assinalam a paixão, morte e ressureição de Cristo.

A missa Crismal que inicia a Quinta-feira Santa inclui a bênção dos óleos e a renovação das promessas sacerdotais de todo o clero, antes do início do Tríduo Pascal, à tarde

Francisco lembrou os deveres que devem cumprir os sacerdotes e acrescentou que existem outras tarefas como "construir um novo salão paroquial, ou pintar as linhas para o campo de futebol dos jovens do Oratório".

"São tarefas para as quais o nosso coração se move e comove. Alegramo-nos com os noivos que casam, rimos com o bebé que nos trazem para batizar, acompanhamos os jovens que se preparam para o matrimónio e as famílias, apoiamos quem recebe a unção na cama do hospital, choramos com quem enterra um ente querido", disse.

Estes são deveres que "cansam o coração do pastor", garantiu. "Para os sacerdotes, as histórias da nossa gente não são um noticiário".

Francisco instou os padres "não só a fazerem o bem, mas também a defenderem o rebanho e a defenderem-se do mal".

"O mal é mais astuto que nós e é capaz de derrubar num só momento o que foi construído com paciência durante muito tempo", sublinhou.

A celebração da Quinta-feira Santa continua esta tarde, quando o papa, mantendo a tradição de quando era arcebispo de Buenos Aires, sair do Vaticano para celebrar missa na prisão romana de Rebbibia, onde lavará os pés de 12 reclusos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados