Açoriano Oriental
Papa pede que sofrimento das vítimas do Holocausto nunca seja esquecido
O papa Francisco pediu que nunca se esqueça o sofrimento de quem foi morto pelos nazis, numa mensagem publicada na rede social Twitter por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Papa pede que sofrimento das vítimas do Holocausto nunca seja esquecido

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

"Hoje desejo recordar com o coração todas as vítimas do Holocausto. Que os seus sofrimentos e as suas lágrimas não sejam esquecidos nunca", disse o papa numa mensagem publicada em português, italiano, latim, francês, inglês, alemão, espanhol, polaco e árabe.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto assinala-se a 27 de janeiro, data em que as tropas soviéticas libertaram, em 1945, o campo de extermínio nazio de Auschwitz-Birkenau.

A 29 de julho passado, o papa Francisco visitou em silêncio este campo de extermínio, situado em território da Polónia, e homenageou o padre Maximiliano Kolbe, que ofereceu a sua vida em troca da de um pai de família que ia ser assassinado pelos nazis.

Posteriormente, o papa visitou o campo de Birkenau, a cerca de três quilómetros de distância de Auschwitz, e que foi construído para concretizar "a solução final" - o extermínio dos judeus - de Adolf Hitler.

Em Birkenau, Jorge Bergoglio saudou representantes ou familiares de 25 "Justos entre as Nações", título concedido pelo Yad Vashem, o museu da Memória do Holocausto, em Jerusalém, que arriscaram a vida para salvar judeus.

As únicas palavras do papa argentino durante esta visita foram as que escreveu, em espanhol, no livro de honra de Auschwitz: "Senhor, tende piedade do vosso povo. Senhor, perdão por tanta crueldade".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados