Açoriano Oriental
Papa Francisco condena ressurgimento do antissemitismo na Europa
O papa Francisco condenou hoje o antissemitismo na Europa, tendência que considerou preocupante, e defendeu, perante rabinos europeus, "o diálogo sistemático" iniciado há 50 anos entre cristãos e judeus.
Papa Francisco condena ressurgimento do antissemitismo na Europa

Autor: Lusa/AO Online

"As tendências antissemitas e certos atos de ódio e de violência são preocupantes na Europa. Os cristãos não podem deixar de ser firmes na condenação de qualquer forma de antissemitismo", afirmou.

O papa argentino recebia em audiência os responsáveis da Confederação dos Rabinos Europeus (CRE), uma estreia desde a fundação desta organização, em 1956.

Numa referência ao documento do Concílio Vaticano II "Nostra Aetate", que em 1965 tinha expresso o respeito por outras religiões, incluindo o Judaísmo, em rutura com séculos de antijudaísmo católico, Francisco sublinhou que este diálogo progredia "há quase meio século de forma sistemática".

"Judeus e cristãos têm a responsabilidade de contribuir para manter vivo o sentido religioso dos homens e da nossa sociedade, testemunhando a santidade da vida humana", disse.

O papa homenageou o rabino de Roma Elio Toaff, "homem de paz e de diálogo", que morreu no domingo em Roma. Toaff desempenhou um papel essencial na aproximação judaico-cristã ao receber, na sua sinagoga, o papa João Paulo II em 1986. Os dois homens desenvolveram uma amizade depois desta visita histórica.

O grande rabino de Moscovo Pinchas Goldshmidt, presidente do CRE, sublinhou que os judeus são atualmente na Europa as "vítimas colaterais" de uma ofensiva antimuçulmana instrumentalizada pelos meios de extrema-direita.

Os judeus são "como um homem de pé sobre carris, entre dois comboios que se deslocam a grande velocidade, um em direção ao outro, e que não sabe qual o comboio que o vai atingir em primeiro", disse, recorrendo a uma metáfora.

"De um lado as nossas sinagogas, as nossas escolas, os nossos museus, os nossos idosos e os nossos jovens são atacados e mortos por imigrantes radicalizados. É um comboio. O outro comboio é a reação da velha Europa secularizada de radicalismo muçulmano. Em vez de combater os radicais muçulmanos, a velha Europa ripostou por um ataque de grande amplitude contra o Islão, proibindo a construção de minaretes, o uso do véu para as mulheres, procurando proibir a carne 'hallal' [preparada de acordo com a lei islâmica] e a circuncisão", afirmou o rabino de Moscovo.

"Os judeus europeus são as vítimas colaterais desta ofensiva. O exemplo mais gritante é quando Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, aprovou uma proibição do uso em público de elementos religiosos, incluindo o 'kippa' [barrete judeu]", denunciou.

A CRE é uma das principais vozes do Judaísmo na Europa e agrupa cerca de 600 rabinos ortodoxos em perto de 40 países.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados