Açoriano Oriental
Papa e Hollande falam sobre terrorismo em encontro privado no Vaticano
O papa Francisco e o Presidente francês, François Hollande, tiveram hoje um encontro privado no Vaticano no qual conversaram sobre terrorismo, extremismo religioso e a crise de refugiados, entre outros assuntos, segundo indicou o chefe de Estado francês
Papa e Hollande falam sobre terrorismo em encontro privado no Vaticano

Autor: LUSA/AO online

O encontro à porta fechada entre Hollande e Jorge Bergoglio decorreu num pequeno estúdio da Aula Paulo VI, no Vaticano, e realizou-se dois anos e meio depois do último encontro entre os dois representantes, em janeiro de 2014.

A audiência privada demorou 40 minutos e contou com a ajuda de um intérprete, como confirmou a Santa Sé, que não forneceu mais detalhes sobre o encontro. Depois do encontro, os dois representantes realizaram a habitual troca de presentes.

Antes do encontro, François Hollande, que assume-se como ateu, afirmou que pretendia expressar a “gratidão” do povo francês pelas “palavras muito reconfortantes” que o pontífice proferiu após os recentes ataques que abalaram a França, nomeadamente o assassínio de um padre dentro de uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na região da Normandia (norte), por dois extremistas.

O papa Francisco endereçou mensagens de apoio ao povo francês após o ataque contra o padre Jacques Hamel, de 84 anos, a 26 de julho, mas também depois do atentado em Nice, perpetrado durante as comemorações do feriado nacional do 14 de julho (Dia da Bastilha), que fez 85 mortos.

“É importante dizer ao papa que somos sensíveis às suas palavras”, afirmou Hollande, acrescentando que as palavras de Francisco “contribuíram para apelar à unidade de França”.

O chefe de Estado francês esteve acompanhado por uma delegação composta, entre outros elementos, pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, e pelo embaixador de França junto da Santa Sé, Philippe Zeller.

Momentos antes da visita ao Vaticano, Hollande deslocou-se à igreja São Luís dos Franceses, no centro de Roma, onde permaneceu uns momentos em silêncio e recordou as vítimas dos mais recentes atentados terroristas no território francês.

Hollande estará na próxima segunda-feira na ilha italiana de Ventotene, onde vai participar numa cimeira com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, para analisar os desafios que enfrenta a União Europeia (UE) após a saída do Reino Unido.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados