Açoriano Oriental
Papa diz que o desemprego significa a perda da dignidade humana
O papa Francisco afirmou em Molise, centro de Itália, que o desemprego significa a perda da dignidade humana e pediu aos governos que desenvolvam um pacto que fomente o trabalho em tempo de crise.
Papa diz que o desemprego significa a perda da dignidade humana

Autor: Lusa/AO online

 

A ausência de emprego “implica a perda da dignidade humana. O problema de não trabalhar não é deixar de ganhar dinheiro para comer, porque podemos nos aproximar de organizações como a Cáritas, que nos dão alimentos. O problema é não poder levar o pão para casa, é perder a dignidade”, afirmou o papa durante a sua visita a Molise.

“Tantos postos de trabalho poderiam ser recuperados através de uma estratégia concertada com as autoridades nacionais, um pacto para o trabalho que aproveitaria as oportunidades oferecidas pelos regulamentos nacionais e europeus”, disse.

Francisco discursou diante de centenas de alunos e profissionais do setor da indústria, num evento na universidade de Molise, na província de Campobasso, na primeira de quatro intervenções que o papa fará hoje durante a sua visita a esta região da Itália, numa deslocação que o levará também à província de Isernia.

O papa defendeu a importância da formação universitária dos jovens, como preparação para responder às exigências do mercado laboral na atual situação de crise económica e insistiu no papel da família, apelando para que os casais tenham filhos mais cedo, não esquecendo de brincar e de “perder tempo” com as crianças todos os dias, além de viver o dia de domingo em família.

Depois do discurso na universidade de Molise, Francisco percorreu em papamóvel as ruas de Campobasso até ao antigo estádio Romagnoli, no qual fará a única homilia programada para a visita de hoje.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados