Açoriano Oriental
PAN questiona Governo sobre Inspeção Regional do Ambiente

Pedro Neves pretende saber as consequências dos processos instaurados pela Inspeção Regional do Ambiente nos últimos dois anos

PAN questiona Governo sobre Inspeção Regional do Ambiente

Autor: Luís Pedro Silva

A Representação Parlamentar do PAN/Açores questionou o Governo sobre a homologação e publicação de relatórios da Inspeção Regional do Ambiente. O partido pretende conhecer a evolução dos processos instaurados pela Inspeção do Ambiente, com o objetivo de saber quais os processos pendentes e as decisões nos processos concluídos.
Em requerimento enviado, o deputado Pedro Neves refere que “compete à Inspeção Regional do Ambiente realizar ações inspetivas regulares ou extraordinárias, produzindo, naturalmente, relatórios sobre estas mesmas ações, em diversos âmbitos, nomeadamente garantido o normal funcionamento de infraestruturas ou com o fim de garantir o cumprimento de normas legais e regulamentares”.

Para o PAN, importa saber factualmente quando foram publicados e homologados os relatórios de ações inspetivas disponíveis no Portal da Inspeção Regional do Ambiente.
O deputado do PAN/Açores questionou ainda o executivo regional sobre quantos processos de contraordenação foram instruídos e decididos pela Inspeção Regional do Ambiente entre 2019 e 2020, o resultado prático dessas decisões e na sequência das ações inspetivas referidas quantos processos estão a aguardar conclusão.

Pedro Neves adianta que “face às infrações detetadas nas inspeções referidas e tendo em conta a legislação em vigor, importa saber quais os montantes mínimo e máximo de coimas que foram cobradas ou ficaram por cobrar, tendo em conta o atraso processual destas ações inspetivas”.

“Se as áreas a inspecionar constam do plano de inspeção anual, atuando-se também em ações não planeadas, em resultado de denúncias, de situações de acidentes com potenciais implicações ambientais, estes processos, desde a sua descrição até à sua publicação e regularização, devem ser céleres e com consequências que não o fundo de uma gaveta”, concluiu o parlamentar. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados