Açoriano Oriental
PAN quer eleger primeiro deputado nos Açores nas regionais
O porta-voz do PAN, André Silva, disse que o partido quer conquistar um deputado nas eleições legislativas regionais dos Açores, que se realizam este ano, considerando que será um feito histórico.

Autor: Lusa/AO online

 

“Vamos concorrer como concorremos já nas últimas eleições regionais, como temos feito também na Região Autónoma da Madeira”, afirmou à agência Lusa André Silva, em Ponta Delgada, Açores, explicando que o objetivo é “tentar aumentar o resultado” obtido em 2012, que não chegou aos mil votos.

Para o responsável, também deputado na Assembleia da República, o PAN - Pessoas – Animais – Natureza quer conquistar “uma representação de um deputado”, destacando que o partido quer “continuar a marcar presença na região” para passar as suas causas e os seus valores, que definiu como “principal objetivo”.

“Tal como foi o resultado histórico em 2015 com a eleição de um deputado na Assembleia da República, também nos Açores seria um feito histórico e desejável, porque é importante trazermos todas as nossas ideias, os nossos valores a todo o território nacional e, inclusivamente, aos Açores, onde há bastantes pessoas que aderem às nossas ideias”, declarou.

Segundo André Silva, “os Açores são uma preocupação enorme para o PAN, porque se trata de uma região única” em termos de biodiversidade, adiantando que recentemente o partido apresentou no parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo “uma maior fiscalização sobre as áreas protegidas marítimas” no arquipélago.

Salientando que “uma das atividades principais para a economia dos Açores é o turismo”, onde se inclui o turismo de mergulho, o porta-voz do PAN alertou que “há muitos mergulhadores que começam a deixar de procurar Portugal porque há áreas protegidas onde a fiscalização não está a ser devidamente efetuada e está a proceder-se à caça e pesca ilegais, com grande intensidade nas áreas protegidas de Santa Maria”.

“Há muitos mergulhadores que deixam de vir aos Açores, nomeadamente a Santa Maria, porque da segunda e terceira vez que cá vieram encontram muito menos biodiversidade”, declarou, exortando os governos nacional e regional para que “tenham em atenção estas áreas protegidas, porque não só está em causa a defesa da biodiversidade, mas também a defesa dos interesses económicos da região e do país”.

O deputado do PAN está em Ponta Delgada onde participa hoje à tarde num colóquio sobre “As parcerias como modelo de atuação para a implementação de canis de acolhimento”, promovido pela câmara municipal.

O objetivo é envolver várias entidades na procura de soluções para adotar novas políticas de controlo de população nos canis municipais.

O PAN informa que trouxe para debate na Assembleia da República no dia 11 de dezembro o que classifica como “uma das principais ações de mobilização de cidadãos organizada pelo partido”, que visa acabar com os canis de abate no país.

A iniciativa reuniu cerca de 75 mil assinaturas, em dois meses e meio, das quais foram validadas cerca de 43 mil numa primeira fase, tendo sido posteriormente entregues mais cinco mil.

Para o PAN, esta iniciativa legislativa de cidadãos, atualmente a ser discutida em especialidade, quer criar uma moldura legal que contemple os “princípios de respeito pela vida dos animais não humanos”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados