Açoriano Oriental
Covid-19
PAN/Açores pede regulamentação e apoios para profissionais de informação turística

O PAN/Açores entregou no parlamento açoriano uma proposta de regulamentação da atividade dos profissionais de informação turística na região e pede apoios extraordinários para estes trabalhadores, face à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

PAN/Açores pede regulamentação e apoios para profissionais de informação turística

Autor: Lusa/AO Online

“É fundamental regulamentar, através da uniformização e certificação, a carreira dos profissionais de informação turística, considerando que estes são, não raras vezes, o ‘cartão de visita’ da nossa região, contribuindo para a dignificação do setor e do destino Açores”, afirma o deputado do partido, Pedro Neves, citado em nota de imprensa.

A representação parlamentar do PAN defende, também, “a atribuição de apoios e incentivos extraordinários para estes trabalhadores independentes, “de forma não reembolsável, que permitam mitigar os efeitos produzidos pela inatividade laboral, em resultado da atual conjuntura epidemiológica”.

Pretende-se, assim “compensar esta impossibilidade em exercer a profissão, sem hipotecar o futuro profissional e económico destes profissionais, com todas as incertezas inerentes ao setor”, considera o Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza.

O partido sublinha que “o turismo e os profissionais afetos a este setor contribuíram, nos últimos anos, direta e indiretamente para o desenvolvimento da região, principalmente a nível económico, mas também gerando positivas alterações noutros setores”.

Mas as restrições impostas pelo esforço de contenção da pandemia de Covid-19 geraram uma “quebra e estagnação do fluxo turístico nos Açores”, com uma “variação negativa de 62,5%” de passageiros desembarcados em 2020 e “perdas na ordem dos 95% em unidades hoteleiras”, de acordo com as estimativas do Turismo de Portugal e do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), refere a nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados