Açoriano Oriental
PAN/Açores exorta partidos a indicarem nome para provedor do animal

O PAN/Açores exortou o PS e o PSD a chegarem à "concertação do nome" do futuro Provedor Regional do Animal, com vista à eleição da figura, lamentando que a medida esteja por executar desde 2021.


PAN/Açores exorta partidos a indicarem nome para provedor do animal

Autor: Lusa/AO Online

Em 2021, o PAN/Açores levou à Assembleia Regional a iniciativa que viria a criar o Provedor Regional do Animal, conseguindo a sua aprovação, uma das promessas feitas pelo partido durante a campanha eleitoral.

Numa nota de imprensa enviada às redações, o partido lamenta que a medida ainda esteja por executar, já que "PS e PSD ainda não decidiram quem indicar à Assembleia para ocupar o cargo de provedor, cabendo, única e exclusivamente, à Assembleia proceder à validação desse nome, através da sua eleição".

O partido reitera que a indicação "é uma decisão da responsabilidade, sobretudo, do PS e PSD", pois constituem a maioria parlamentar necessária à eleição do provedor.

E, acrescenta o PAN, "essa decisão deve ser isenta e independente de qualquer influência do Governo Regional".

“Reitero o que disse aquando da aprovação da nossa iniciativa. A eleição para este cargo é da responsabilidade, única, da Assembleia Legislativa, por maioria de dois terços. Daí a importância da concertação entre PS e PSD. O Governo Regional nada tem que ver com este assunto", vinca o deputado único do PAN no parlamento açoriano, Pedro Neves.

O parlamentar, que é também o porta-voz regional do PAN/Açores, diz ser inaceitável a demora de dois anos "na concertação do nome" do futuro Provedor Regional do Animal, considerando que "chegou a hora de executar esta medida que visa, essencialmente, a promoção da proteção e bem-estar animal na região”.

No entender do PAN/Açores, tendo em conta "os incessantes casos de maus-tratos e abandono de animais, é inconcebível" que a região não tenha ainda esta figura.

O provedor tem como missão zelar pela proteção e bem-estar de todos os animais, não podendo o cargo ser atribuído a dirigentes partidários, membros de órgãos de associações de proteção animal ou de empresas públicas, membros do Governo Regional, ou outros ligados à administração pública regional.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados