Açoriano Oriental
Açores reforçam número de médicos habilitados a fazer autópsias
Os Açores terão dentro de dois anos os primeiros médicos especialistas em medicina legal, anunciou vice-presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), acrescentando que serão também realizados novos cursos na região.
Açores reforçam número de médicos habilitados a fazer autópsias

Autor: Lusa/AO Online

 

"Dentro de dois anos teremos finalmente os primeiros médicos especialistas do quadro nos Açores, os quais já estão no segundo ano de internato", frisou João Pinheiro, vice-presidente do INMLCF, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o secretário regional da Saúde, em Angra do Heroísmo.

Segundo João Pinheiro, já dois internos manifestaram interesse em exercer a profissão nos Açores, sendo que uma das médicas que está a tirar a especialidade em medicina legal é mesmo natural do arquipélago.

No entanto, até que os internos terminem a especialidade, o instituto de medicina legal vai realizar novos cursos de formação para que médicos de outras especialidades fiquem habilitados a realizar autópsias, no âmbito de um protocolo com o Governo Regional dos Açores, que já não era atualizado desde 2000.

Para o vice-presidente do INMLCF, a dispersão das ilhas e a falta de recursos humanos são os principais entraves a que o instituto garanta um serviço com qualidade semelhante ao que é oferecido no continente português.

"A nossa maior pecha são de facto os recursos humanos, esta atividade tem de ser desenvolvida por pessoas com competências próprias", frisou, realçando que a medicina legal é uma especialidade médica.

Como o instituto não tem até ao momento "médicos suficientes" no seu quadro para cobrir o todo nacional, tem recorrido à prestação de serviços de médicos de outras especialidades com formação em medicina legal, existindo cerca de uma dezena nos Açores, seis em São Miguel e quatro na ilha Terceira.

O último curso deste género realizado nos Açores ocorreu há cerca de uma década, por isso o próximo para além de reforçar o número de peritos na região vai permitir aos médicos que atualmente realizam autópsias uma atualização de conhecimentos, segundo João Pinheiro.

O vice-presidente do instituto de medicina legal adiantou ainda que estão a contactar pessoas que já exerceram a atividade para que a retomem.

Com mais pessoas qualificadas e dispostas a exercer a atividade será possível, na opinião de João Pinheiro, "responder mais a tempo às perícias",

Por sua vez, o secretário regional da Saúde dos Açores, Luís Cabral, salientou que este curso vai permitir que os médicos das ilhas mais pequenas o possam frequentar, porque será dado por módulos, com várias deslocações dos formadores à região, evitando-se desta forma que os médicos fiquem sem dar consultas nas suas ilhas durante dois meses.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados