Açoriano Oriental
Oposição em Ponta Delgada propõe redução de tarifas da água para agricultores
Os vereadores do PS na Câmara de Ponta Delgada propuseram uma redução da tarifa variável da água e do saneamento para os agricultores, medida acolhida pelo presidente da autarquia, que quer ouvir primeiro a entidade reguladora.
Oposição em Ponta Delgada propõe redução de tarifas da água para agricultores

Autor: Lusa/AO online

 

Na reunião pública do executivo, os socialistas defenderam a aplicação de uma redução de 50% relativa à tarifa variável da água e saneamento, "de modo a diminuir os custos de contexto associados ao setor e, desta forma, contribuir para uma minoração das adversidades" que este atravessa.

A vereadora socialista Sónia Nicolau salientou que "a agropecuária representa uma parte significativa da capacidade produtiva de Ponta Delgada e é um dos setores que mais emprego geram".

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, o social-democrata José Manuel Bolieiro, manifestou-se recetivo à reavaliação do tarifário no concelho, mas considerou importante ouvir primeiro a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

"Todas as propostas são bem-vindas. Nós vamos considerá-las de acordo com a prudência que recomenda a sustentabilidade do sistema e com a opinião e parecer da entidade reguladora", referiu José Manuel Bolieiro, garantindo que, se for possível, vai reduzir o preço das tarifas.

Para Sónia Nicolau, a posição do líder da autarquia constituiu uma surpresa.

"Ficamos surpresos que o senhor presidente agora empurre com a barriga um problema no sentido de responsabilizar uma entidade, quando existe um regulamento aprovado nesta casa que dá autonomia ao poder local de dizer qual a percentagem máxima a aplicar", afirmou a vereadora aos jornalistas, à margem da reunião de câmara.

A socialista recordou que a 06 de janeiro a maioria social-democrata no município aprovou um aumento de 15% na tarifa variável da água para a agricultura e de 44% na tarifa de saneamento para a agricultura face ao tarifário anteriormente em vigor.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados