Açoriano Oriental
OMS quer convencer governos de que luta contra tabaco traz benefícios económicos
A luta contra o tabaco traz benefícios económicos e não prejudica financeiramente os países, declarou hoje a secretária-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo aos Estados que ignorem as "afirmações enganosas" da indústria tabaqueira.
OMS quer convencer governos de que luta contra tabaco traz benefícios económicos

Autor: Lusa/AO Online

 

Margaret Chan indicou os avanços nas políticas para reduzir o consumo de tabaco como uma das maiores realizações nos dez anos em que esteve à frente da OMS, depois de dois mandatos que terminará em meados deste ano.

“A conclusão é clara: o controlo do tabaco tem um bom sentido económico e não prejudica as economias. A evidência é abundante e convincente e deve pôr fim a um dos argumentos mais frequentes da indústria”, afirmou Chan na primeira sessão do ano do conselho executivo da OMS.

A luta contra o tabaco foi um tema central nos mandatos de Margaret Chan, que hoje pediu aos delegados do comité executivo que continuem a persuadir os seus governos em relação às vantagens económicas de aumentos os impostos dos cigarros.

“Os ministros da Saúde estão convencidos. Peço-lhes que convençam os ministros das Finanças, do Comércio, dos Negócios Estrangeiros para que não se deixem influenciar pelos falsos argumentos da indústria tabaqueira”, afirmou.

Dados publicados este ano e citados por Chan indicam que as perdas económicas pelo consumo de tabaco superam amplamente o que arrecadam os governos em termos de impostos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados