Açoriano Oriental
OMS alerta que surto de Ébola na RDCongo continua com "riscos substanciais"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta sexta feira que o surto de Ébola na região nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo) continua com "riscos substanciais", apesar da aparente melhoria no controlo da propagação do vírus.

OMS alerta que surto de Ébola na RDCongo continua com "riscos substanciais"

Autor: Lusa/Ao online

Num comunicado, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a saúde reconhece que estes riscos se devem a potenciais cadeias de transmissão não identificadas.

Além das cadeias de transmissão não identificadas, também comportamentos negligentes - como enterros não conformes com as indicações das autoridades, relutância em identificar a origem do contacto, na vacinação ou na admissão a centros de tratamento - colocam em causa a atuação das equipas de combate.

Quatro dos 13 novos casos na cidade de Beni não tinham ligações a potenciais contactos, o que impossibilita as autoridades de localizarem o ponto de transmissão.

No último balanço, em 29 de agosto, a OMS registava 86 casos de vírus do Ébola, incluindo 47 mortes.

Este é o segundo surto de Ébola na RDCongo, após o que ocorreu na província de Equador (noroeste), num país onde a doença é endémica, mas nunca tinha afetado duas áreas em conflito como são as atuais.

Estas áreas vivem há anos um conflito com confrontos protagonizados por rebeldes, ruandeses e ugandeses, tropas governamentais e as forças da ONU no país (Monusco).

Em Kivu do Norte, a província mais afetada, há mais de cem grupos armados ativos e houve mais de 120 incidentes violentos só este ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados