Açoriano Oriental
Oito grupos nacionais e internacionais no Festival de Folclore da Relva
A XX edição do Grande Festival de Folclore da Relva, um dos maiores que se realiza nos Açores, decorre no sábado nesta freguesia de Ponta Delgada, com a participação de oito grupos, incluindo um da Letónia e outro da Polónia.
Oito grupos nacionais e internacionais no Festival de Folclore da Relva

Autor: Lusa/AO online

Iniciativa da Junta de Freguesia da Relva e do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, a edição deste ano contará com a presença estrangeira do Folk Dance Group “SAIME” – Letónia, e o "Mali Gorzowiacy" Folk Dance Group – Polónia.

Na edição deste ano do evento, que se assume como "o maior acontecimento etnográfico da ilha de S.Miguel", vão estar também em palco cinco grupos em representação de três concelhos da ilha de S.Miguel - Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada -, enquanto do continente marcará presença o Rancho Folclórico Rosas do Lena – Rebolaria, Batalha – Alta Estremadura.

Segundo a organização, os grupos vão atuar "num palco que transporta a vivências de um ou mais séculos, encenando um forno antigo, com tradicional trabalho do cozer do pão, a faina da desfolhada, que sempre antecede a cozedura".

O festival, também designado Mostra Folclórica do Atlântico, tem início pelas 20:00 com a concentração dos grupos a que se segue um desfile por duas ruas da freguesia e a atuação no Jardim 5 de agosto.

Reconhecido desde 1996 pela Federação do Folclore Português, o festival atrai anualmente milhares de pessoas à freguesia da Relva.

A edição deste ano integra ainda a atribuição do Diploma de Reconhecimento Municipal, da autarquia de Ponta Delgada, ao Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, tendo em conta "o trabalho em prol do folclore açoriano, na recuperação dos usos e costumes de trajar, preservando e divulgando a nossa cultura tradicional e levando o nome do concelho de Ponta Delgada pelo mundo".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados