Clinton e Winfrey são dois dos 16 distinguidos em 2013 da “Medalha Presidencial da Liberdade”, uma distinção criada há 50 anos durante a Presidência de John F. Kennedy.
O ex-Presidente Bill Clinton, que faz 67 anos no final deste mês, ocupou a Casa Branca entre 1993 e 2001, e tem-se dedicado desde então à sua fundação, que se centra no desenvolvimento.
Envolveu-se também, em 2012, a fundo na campanha de reeleição de Obama, que se tornou o segundo democrata depois de Clinton, desde a Segunda Guerra Mundial, a ser eleito e reeleito para a Presidência.
Winfrey, de 59 anos, é apontada com regularidade como uma das pessoas mais poderosas na esfera mediática norte-americana, ao dirigir um conglomerado de produção televisivas e de publicações. Tem apoiado incondicionalmente a carreira política de Obama, designadamente na campanha eleitoral de 2008.
Entre os outros distibnguidos em 2013 está o antigo chefe de redação do Washington Post Ben Bradlee, celebrizado pelo papel que teve no escândalo do Watergate.
Em 2012, Obama atribuiu a medalha, entre outros, ao cantor Bob Dylan, ao astronauta John Glenn e ao Presidente israelita Shimon Peres.