Açoriano Oriental
"O Renascido" conquista cinco Prémios Bafta
A longa-metragem "O Renascido", do mexicano Alejandro González Iñárritu, conquistou domingo, em Londres, cinco prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA), incluindo melhor filme, melhor realização e melhor ator principal.
"O Renascido" conquista cinco Prémios Bafta

Autor: Lusa/AO online

 

O filme conquistou também os prémios para melhor direção de fotografia e som desta 69.ª edição dos Bafta, cuja cerimónia está a decorrer na Royal Opera House, em Londres.

Leonardo DiCaprio, que interpreta Hugh Glass em "O Renascido", ganhou o prémio para Melhor Ator, enquanto o Bafta para Melhor Atriz foi entregue à norte-americana Brie Larson pelo papel em "O Quarto de Jack", de Lenny Abrahamson.

O Bafta para Melhor Filme britânico foi para "Brooklyn", de John Crowley.

A atriz britânica Kate Winslet conquistou o prémio Bafta para Melhor Atriz Secundária pelo papel da assistente Joanna Hoffman, no filme "Steve Jobs", realizado por Danny Boyle.

O prémio de Melhor Ator Secundário foi para o britânico Mark Rylance, pelo papel de espião soviético desempenhado no filme "A ponte dos espiões", realizado por Steven Spielberg.

O filme "Spotlight" ganhou o prémio para Melhor Argumento original, assinado por Tom McCarthy e Josh Singer, e "A grande aposta", escrito por Charles Randolph e Adam McKay, conquistou o Bafta para Melhor Argumento adaptado.

Por seu turno, o ator norte-americano Sidney Poitier recebeu o Bafta honorífico pela sua contribuição para a indústria cinematográfica, tendo sido fortemente ovacionado na Royal Opera House, onde foi apresentado um vídeo pré-gravado do artista de 88 anos nascido nas Bahamas.

O britânico de ascendência nigeriana John Boyega ganhou o prémio Melhor Ator Revelação no filme "Star Wars: O despertar da força", pelo papel de Finn, um soldado ao serviço da Primeira Orden que decide juntar-se à resistência.

Este é o único Bafta decidido pelo público e votado 'online'.

O documentário realizado por Asif Kapadia sobre a vida da artista britânica Amy Winehouse, intitulado "Amy", conquistou o Bafta para Melhor Documentário nesta 69.ª edição dos galardões.

O compositor italiano Ennio Morricone, de 87 anos, conquistou o seu sexto Bafta pela banda sonora original do filme "Os oito odiados", dirigida por Quentin Tarantino.

O Bafta para o melhor filme em língua não inglesa foi para a coprodução hispano-argentina "Relatos Selvagens", do realizador argentino Damián Szifron.

"Divertidamente", filme de animação da Pixar, realizado por Pete Docter e Ronnie del Carmen, conquistou o Bafta para Melhor Animação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados