Açoriano Oriental
Covid-19
“O ‘dia de amanhã’ será o grande desafio de cada um de nós”

Humberto Melo, autarca de Ponta Delgada, está preocupado com os impactos que a pandemia poderá causar nas famílias e nas empresas

“O ‘dia de amanhã’ será o grande desafio de cada um de nós”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Nestas últimas três semanas Ponta Delgada está ‘deserta’. É esse o termo que se ouve por parte das poucas pessoas que circulam na cidade e que necessitam mesmo sair de casa para trabalhar (porque o teletrabalho não é adequado às suas funções), para irem à farmácia ou ao supermercado.

De resto é ver ruas desertas, comércio tradicional encerrado, cafés e restaurantes, tudo fechado. No entanto, há que ver o lado positivo dessa situação como refere Humberto Melo, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada: “os munícipes de Ponta Delgada têm correspondido aos apelos das autoridades, respeitando o isolamento. Claro que isso acarreta, a cada um de nós, algum sacrifício mas tenho de enaltecer a postura global da população de Ponta Delgada”.

O desafio que se coloca, de acordo com o autarca, é o ‘dia de amanhã’. “Penso que este é o grande desafio de cada um de nós e de todos em sociedade. São precisas medidas excecionais para minimizar os impactos económicos, mas mesmo com medidas, o sacrifício vai ser duro, vai existir muita gente a sofrer e com muita dificuldade”, afirma o presidente da Câmara de Ponta Delgada.

De modo a fazer face a algumas dificuldades que as famílias poderão vir a ter e os empresários, a autarquia de Ponta Delgada lançou algumas medidas, “com vista a manter a ‘respiração’ das nossas empresas e dos nossos agentes económicos”, entre elas a isenção do pagamento da componente fixa da água, saneamento e resíduos sólidos; a isenção do pagamento de rendas das concessões municipais e das taxas de ocupação do espaço público (esplanadas, publicidade, feiras, mercados) e a suspensão do pagamento das rendas até junho aos residentes das 209 habitações sociais do município.

Por outro lado e no que diz respeito à saúde pública, Humberto Melo ressalva o “trabalho na recolha de resíduos que é um trabalho árduo. Os nossos trabalhadores têm mantido, com a devida precaução, esta tarefa que é essencial para a saúde pública e para o bem-estar da nossa população e, também, a limpeza urbana dos espaços públicos”.

Sobre o cancelamento das festas previstas para os próximos meses, o autarca sublinha que “nessa altura prevalece a saúde de cada um nós e há um tempo para tudo. Vamos fazer ajustes de outros eventos, como as Noites de Verão e a festa branca e outros de iniciativa privada que devem merecer a nossa reflexão”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados