Açoriano Oriental
Covid-19
O apelo sem precedentes de 20 jornais e revistas contra a pirataria

Os diretores de 20 jornais e revistas portugueses redigiram uma carta em que apelam aos cidadãos que ajudem a combater a pirataria que, sobretudo por estes dias, se serve do jornalismo profissional.

O apelo sem precedentes de 20 jornais e revistas contra a pirataria

Autor: JN/AO Online

O Jornal de Notícias adianta que "o aumento da procura de informação registado em Portugal nas últimas semanas, face à doença que já atingiu mais de nove mil pessoas no país, tem levado à disseminação de edições piratas de jornais e revistas, naquilo que é uma clara violação da lei dos direitos de autor. Essa divulgação, que se faz através do email, WhatsApp e redes sociais, é uma ameaça ao trabalho da imprensa livre e independente e das empresas de comunicação social".

Assim 20 diretores de jornais e revistas nacionais juntaram-se, numa "iniciativa inédita", na redação de uma carta aberta na qual apelam ao sentido cívico dos leitores. Na missiva, abaixo apresentada, convidam-nos a evitar a utilização abusiva de conteúdos produzidos por jornalistas profissionais, assinando as edições digitais ou comprando os jornais em papel.

Leia abaixo a missiva na íntegra:

Caro leitor(a),

Na atual situação extraordinária em que vivemos a importância do acesso a informação credível tem sido ainda mais realçada. Sentimos essa exigência todos os dias por parte de si e estamos deste lado a trabalhar continuamente para lhe fazer chegar os melhores conteúdos. Para que isso seja possível há, em cada órgão de informação, dezenas ou centenas de profissionais, de jornalistas a fotógrafos, de gráficos a colunistas que garantem a sua continuidade.

Para conseguirmos manter a qualidade precisamos da sua colaboração no combate à pirataria.

Diariamente, versões em PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas por e-mail, whatsapp ou em redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor. Esta partilha, além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente e no limite coloca em causa milhares de postos de trabalho.

Por isso, numa iniciativa inédita, os diretores de vários jornais e revistas juntam-se agora para lhe pedir que nos ajude a travar a pirataria, convidando os leitores a assinarem as edições digitais ou a dirigirem-se ao ponto de venda mais próximo.

Diga não à pirataria e sim à informação de qualidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados