Açoriano Oriental
Conjuntura
Número de insolvências aumentou 76,8 por cento no primeiro trimestre
O número de insolvências decretadas nos tribunais judiciais de 1ª instância aumentou 76,8 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo do ano passado, fixando-se em 3.900, divulgou o Ministério da Justiça.
Número de insolvências aumentou 76,8 por cento no primeiro trimestre

Autor: Lusa/AO online

De acordo com o boletim de informação estatística trimestral da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), “é possível reconhecer uma tendência acentuada para o crescimento” do número de insolvências.

Entre janeiro e março de 2012, foram decretadas 3.900 insolvências, um aumento de 1.694 face ao número registado em igual período de 2011 (2.206 insolvências), segundo a DGPJ.

Já ao comparar o valor registado no trimestre, com o quarto trimestre de 2011, o aumento foi na ordem dos 23,1 por cento no número de insolvências decretadas.

Fazendo uma análise da evolução trimestral, não só dos processos de insolvência, mas também dos processos de falência e recuperação de empresas, verifica-se que entre janeiro e março, no total, foram finalizados 5.313 processos, deram entrada 5.506 novos processos e encontravam-se pendentes 3.832 processos.

Também aqui a tendência foi de subida: em 2012 houve um crescimento de 69,7 por cento de processos findos face a igual período do ano passado; mas também aumentaram os processos entrados e pendentes, respetivamente, 48 por cento e 43 por cento.

Esta série de destaques é publicada em cumprimento do previsto no Memorando de Entendimento entre o Estado português, o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional, no que se refere à publicação de relatórios trimestrais sobre estes temas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados