Açoriano Oriental
Novo antibiótico para bactérias multirresistentes
Investigadores norte-americanos descobriram um novo antibiótico eficaz contra bactérias multirresistentes, capaz de matar um amplo espetro de bactérias.
Novo antibiótico para bactérias multirresistentes

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

Os cientistas, da Universidade Rutgers-New Brunswick, aliados a uma empresa de biotecnologia, indicaram que o poderoso antibiótico, 'pseudouridimicina', produzido por um micróbio encontrado em amostras de solo, curou infeções bacterianas em ratos.

A informação foi divulgada hoje na revista Cell, num artigo em que os investigadores explicam que o novo medicamento inibe a enzima responsável pela síntese da RNA bacteriana (ácido ribonucleico da bactéria com funções reguladoras e catalíticas) de uma forma diferente do que fazem os atuais medicamentos.

Os especialistas dizem que o novo antibiótico tem essa função inibidora na bactéria mas não nas polimerases (enzimas) humanas, e, em termos técnicos, explicam porque tem uma baixa taxa de resistência.

E consideram que a descoberta põe em destaque a importância de produtos naturais na criação de novos antibióticos. Porque, dizem, os micróbios tiveram muitos milhões de anos para desenvolver “armas químicas” para matar outros micróbios.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados