Açoriano Oriental
Novo ano letivo arranca nos Açores a 14 de setembro
O secretário regional da Educação e Cultura dos Açores anunciou hoje que as aulas começam nas escolas açorianas a 14 de setembro, terminando o ano letivo de acordo com o calendário nacional.
Novo ano letivo arranca nos Açores a 14 de setembro

Autor: Lusa/AO Online

"Retomaremos a 14 de setembro com o início efetivo das aulas. Quanto à ponta final do novo ano letivo essa terá de refletir necessariamente as opções nacionais, dada a obrigatoriedade de seguimento do calendário nacional devido à realização de exames e de provas de aferição", afirmou o secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, no início da reunião da Comissão Permanente das Unidades Orgânicas do Ensino Público, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O despacho do Ministério da Educação relativo ao Calendário Escolar 2016/2017 foi publicado na sexta-feira. Segundo o documento, as aulas para o ensino básico e secundário vão começar entre os dias 09 e 15 de setembro. As férias do Natal serão entre 19 de dezembro e 02 de janeiro e as da Páscoa entre 05 e 18 de abril.

As aulas terminam durante o mês de junho: primeiro para os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos (no dia 6), depois para o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos (a 16 de junho) e, finalmente, a 23 de junho para todos os estudantes do ensino básico.

Na sua intervenção, o titular pela pasta da Educação nos Açores destacou, no caso da região, a implementação do Integrado do Sucesso Escolar “ProSucesso, garantindo que se trata de "um programa de continuidade".

"Este plano é um dos mais importantes desafios para o futuro das nossas ilhas. Aliás, por isso, é um plano desta secretaria regional da Educação e Cultura, mas é também e necessariamente um plano de mais departamentos do Governo Regional", disse o governante, para quem "o êxito desta estratégia" depende também do envolvimento de toda a comunidade açoriana, "indispensável na construção de um pacto em redor da educação assente em práticas de consenso e em práticas de estabilidade".

 

Notícia corrigida às 18h40. Corrige a data de início do ano letivo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados