Açoriano Oriental
Nove distritos em alerta por causa das temperaturas altas
A Direcção Geral da Saúde (DGS) colocou hoje nove distritos de Portugal continental em alerta amarelo, o segundo de menor gravidade numa escala de três, devido aos efeitos do calor na saúde.
Nove distritos em alerta por causa das temperaturas altas

Autor: Lusa/AO Online

Braga, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja são os distritos abrangidos pelo alerta amarelo da DGS.

Os avisos da DGS relativos ao calor têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região e relaciona-os com os efeitos na saúde das populações.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se deve evitar bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga e chapéu.

Já o Instituto de Meteorologia (IM) chama a atenção para o risco máximo de exposição à radiação ultravioleta no Funchal, entre as 12:00 e as 17:00.

Dos 12 locais de medição existentes em Portugal, três (Ponta Delgada, Santa Cruz e Faro) registam um risco “Muito Alto”, o segundo mais grave nos níveis de exposição à radiação ultravioleta.

Com risco “Alto” de exposição à radiação ultravioleta estarão Angra do Heroísmo, Viana do Castelo e Sines, entre as 12:00 e as 16:00.

O IM alerta que é aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protetor solar e evitar a exposição de crianças ao sol.

A exposição à radiação ultravioleta do sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, acrescenta.

O IM prevê para hoje uma pequena descida nas temperaturas máximas, com céu muito nublado e aguaceiros pouco frequentes.

Os termómetros deverão subir até aos 36 graus em Lisboa, 34 em Faro e 29 no Porto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados