Açoriano Oriental
Banca
Novas regras podem fazer as instituições financeiras perder rentabilidade
A implementação das novas regras para o sector bancário definidas pelo acordo Basileia III terá como impacto uma redução dos lucros do sector acima dos 30 por cento, disse hoje o vice-governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves.
Novas regras podem fazer as instituições financeiras perder rentabilidade

Autor: Lusa / AO online
"A aplicação Basileia III vai ter um impacto muito forte na rentabilidade da indústria, com uma queda calculada de um por cento", afirmou hoje o vice-governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves, numa conferência dedicada à banca e ao mercado de capitais promovida pelo Diário Económico.

O responsável apontou ainda para uma descida do 'return on equity' [ROI, rácio de rentabilidade dos bancos] da banca europeia para os 10 por cento, devido à aplicação das novas regras comunitárias.

Por isso, Pedro Duarte Neves defendeu "a implementação gradual" das medidas estipuladas pelo acordo Basileia III, perspectivando que os bancos devem ter "um período longo" para as pôr em prática.

"Basileia III vai ter um impacto muito significativo em termos do capital e da rentabilidade dos bancos", considerou o vice-governador, sublinhando que as instituições financeiras europeias serão obrigadas a um reforço de 700 mil milhões de euros ao nível do rácio 'Tier One' [rácio de capitais próprios], ou seja, um aumento de 40 a 45 por cento face ao patamar actual
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados