Açoriano Oriental
Nova presidente da Câmara da Praia da Vitória anuncia auditoria externa às contas

A nova presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, eleita pela coligação PSD/CDS-PP, afirmou, na tomada de posse, que irá pedir uma auditoria externa às contas do município.

Nova presidente da Câmara da Praia da Vitória anuncia auditoria externa às contas

Autor: Lusa /AO Online

“O rigor e a transparência da gestão municipal irá assumir-se primeiramente pela auditoria externa às contas da autarquia, de forma a afirmar o presente, mas sobretudo projetar um futuro que não seja ele hipotecado para próximas gerações de praienses”, adiantou.

Vânia Ferreira tomou posse, substituindo o socialista Tibério Dinis, depois de 16 anos de gestão do PS no município da Praia da Vitória, nos Açores.

A autarca, que é a primeira mulher a presidir o município da Praia da Vitória, disse que os praienses votaram num “novo paradigma político”.

“Iniciamos o arranque de uma mudança para as dez freguesias e vila e para o concelho como um todo”, salientou.

Entre as prioridades do novo executivo camarário, Vânia Ferreira destacou a aposta “no desenvolvimento empresarial e tecnológico” da Praia da Vitória.

“Está no centro das nossas prioridades, não só a captação de investimento para o concelho, como ser um agente de proximidade e conhecedor do tecido empresarial local”, frisou, acrescentando que “a atração de investimento deve ser valorizada também em articulação com a diáspora e comunidade emigrante”.

A autarca revelou ainda que pretende “reivindicar junto do Governo Regional”, da coligação PSD/CDS/PPM, a continuidade do projeto Terceira Tech Island, iniciado pelo anterior executivo regional (PS), para mitigar o impacto socioeconómico da redução militar norte-americana na Base das Lajes.

“Este projeto tornou-se estruturante e com uma abrangência que não se cingia apenas ao que estava inicialmente consumado. Trata-se de um projeto com provas dadas, não só pelo seu caráter inovador, mas também pela dinâmica empresarial com grande relevo e impacto na economia do no nosso concelho, ilha Terceira e região”, apontou.

Vânia Ferreira adiantou que irá também reivindicar junto do Governo Regional a construção de um cais de cruzeiros na cidade.

“A nossa baía será a porta de entrada que trará maior atratividade à marina, maior dinamismo à prática de desportos náuticos, a construção de um centro de estágio desportivo e um cais de cruzeiros há muito aguardado”, apontou.

A nova presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória comprometeu-se, por outro lado, a “dar continuidade ao processo de legalização e venda dos lotes do Bairro de Santa Rita e do Bairro das Pedreiras”, iniciado pelo seu antecessor.

Assistente social de profissão, Vânia Ferreira defendeu uma “maior valorização do Gabinete de Ação Social Municipal” e a “projeção de apoios ao combate à exclusão social e prevenção dos comportamentos de risco”.

Entre as propostas que pretende implementar nos próximos quatro anos, destacou também a criação de um museu na cidade, a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a criação de um gabinete municipal de apoio ao autarca e a criação de uma aplicação digital, para promover uma maior proximidade com os munícipes.

A coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições à Câmara Municipal da Praia da Vitória, em 26 de setembro, com 43,91% dos votos, elegendo quatro mandatos, menos um do que o PS, que ficou em segundo lugar com 40,49% dos votos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados