Açoriano Oriental
Covid-19
"Nem todas as pessoas vacinadas vão ficar imunizadas"

A diretora-geral da Saúde avisou que nem todas as pessoas vacinadas contra a covid-19 vão ficar imunizadas, uma vez que a vacina administrada não é 100% eficaz e ainda não há imunidade de grupo.

"Nem todas as pessoas vacinadas vão ficar imunizadas"

Autor: Lusa/AO Online

Graças Freitas falava na habitual conferência de imprensa na Direção-Geral da Saúde (DGS), em Lisboa, sobre a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal.

"Vacinar não quer dizer abandonar critérios de proteção", frisou, advertindo que "nem todas" as pessoas vacinadas "vão ficar imunizadas".

"A vacina não é 100% eficaz e nós não temos ainda imunidade de grupo", justificou.

Graça Freitas reforçou, por isso, a necessidade de se manterem medidas de proteção até se atingir a imunidade de grupo, como o uso de máscaras, a higienização das mãos, a ventilação de espaços e o distanciamento físico.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro com a inoculação de profissionais de saúde nos hospitais. Na segunda-feira, foi alargada aos lares de idosos.

A vacina que está a ser administrada é a do consórcio Pfizer-BioNTech, para cujo uso de emergência foi aprovada em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamento.

Até à data foram dadas em Portugal 32 mil doses.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados