Açoriano Oriental
Forças Armadas
Navio francês que acompanha testes de mísseis atracado em Ponta Delgada
O navio ‘Monge’, da Marinha de Guerra de França, especializado no acompanhamento de testes de mísseis balísticos e tácticos, está atracado no Porto de Ponta Delgada para “abastecimento e descanso da tripulação”.
Navio francês que acompanha testes de mísseis atracado em Ponta Delgada

Autor: Lusa / AO online
 O navio, que se destaca pelas torres de antenas que transporta, deve sair terça-feira de Ponta Delgada, segundo revelou à Lusa fonte do porto açoriano.

O ‘Monge’ entrou ao serviço em Novembro de 1992 e tem como principal função acompanhar testes de mísseis balísticos e tácticos disparados da costa francesa ou de submarinos em imersão, cooperando ainda em operações de seguimento de satélites e de observação de alvos.

Para cumprir as suas missões, este navio, que deve o seu nome ao matemático francês Gaspard Monge, está equipado com um sofisticado equipamento de telecomunicações, possuindo ainda um moderno sistema de observação meteorológica.

Os disparos dos mísseis que são seguidos pelo ‘Monge’ são efectuados por submarinos ou a partir dos silos existentes em Biscarrosse, junto à costa atlântica no Sul de França, onde se encontra o Centre d’Essai de Lancement de Missiles (Centro de Ensaios de Lançamento de Mísseis).

Antes de cada disparo, o navio posiciona-se nas proximidades da zona onde se prevê que o míssil vá cair, sendo para o efeito habitualmente usada uma zona a cerca de 3000 quilómetros da costa francesa, a Noroeste dos Açores, e outra a cerca de 6000 quilómetros, em frente à costa brasileira.

O ‘Monge’ pode ainda funcionar como navio-hospital, dispondo de enfermarias e salas para cirurgia, reanimação e cuidados intensivos, além de equipamentos de radioscopia.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados