Açoriano Oriental
NATO investiga morte de 4 civis mortos no Afeganistão
A NATO anunciou num comunicado ter aberto um inquérito sobre a morte de quatro civis mortos sábado pelos seus soldados no Sul do Afeganistão.

Autor: Lusa / AO Online

Sábado, o governador da província de Kandahar “condenou firmemente este incidente”, explicando que uma coluna militar da força da NATO no Afeganistão (ISAF) “abriu fogo sobre um veículo civil, matando duas mulheres, uma criança e um homem”.

Um homem e duas mulheres também ficaram feridos, acrescentou a mesma fonte.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) reconheceu as mortes no seu comunicado, embora tenha evocado apenas dois feridos.

“Um incidente ocorreu na cidade de Kandahar no qual quatro civis foram mortos (...) quando o motorista de um veículo não parou aproximando-se de soldados da ISAF”, revelou o comunicado dos militares.

“Os soldados da ISAF tentaram várias vezes avisar os tripulantes do veículo, que se aproximava rapidamente, com medidas passivas, mas temendo pela sua segurança, abriram fogo sobre o veículo”, acrescentou a ISAF.

“O incidente é alvo de um inquérito”, precisou.

Os erros das forças internacionais são relativamente frequentes no Afeganistão e influenciam largamente a hostilidade crescente da população à presença estrangeira.

Bastião rebelde e uma das regiões mais violentas do país, a província de Kandahar foi berço do movimento dos talibãs afegãos nos anos 1990.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados