Açoriano Oriental
Nascimento Cabral com projeto para “a próxima década” em todo o concelho

Social-democrata quer promover o desenvolvimento “harmónico e sustentável” de todas as 24 freguesias de Ponta Delgada

Nascimento Cabral com projeto para “a próxima década” em todo o concelho

Autor: Carolina Moreira

Pedro Nascimento Cabral tomou posse ontem como presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmando ter um projeto político para “a próxima década” destinado a promover o desenvolvimento “harmónico e sustentável” de todas as 24 freguesias do concelho.

“Como é nosso propósito promover o desenvolvimento de todo o concelho, vamos implementar um conjunto de políticas que irão abranger os domínios que consideramos essenciais para o nosso progresso social, económico, financeiro e cultural, como a coesão territorial e social; a descentralização e eficiência administrativa dos serviços municipais; a mobilidade inteligente; a revitalização social, económica e cultural de e pós Covid-19; a sustentabilidade ambiental e a indispensável transparência e rigor na gestão autárquica”, salientou.

Segundo o social-democrata, o objetivo “maior” do seu projeto político é o de “melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos” através de uma “multiplicidade de medidas de forma a permitir, ao nível da coesão territorial e social do concelho - que tem como propósito fundamental criar as condições necessárias para fixar os cidadãos nas nossas freguesias -, transferir um conjunto de verbas do município para as freguesias do concelho de Ponta Delgada de forma justa e equitativa”.

Na ocasião, o autarca falou sobre algumas das medidas que tem em carteira, tais como a criação de “melhores condições de habitabilidade para as famílias”, através por exemplo da “reabilitação de imóveis degradados” com vista à construção de “novos complexos habitacionais” ou a concessão de “incentivos ao arrendamento”.

“Vamos concretizar uma verdadeira ajuda os mais desfavorecidos, e alocar investimento para os centros intergeracionais - os existentes e os que faltam construir - de modo a prestar a condigna assistência e acompanhamento aos idosos e acolher e ajudar a desenvolver os mais jovens”, disse ainda.

Sobre o setor empresarial, Pedro Nascimento Cabral quer “estabelecer um programa de atribuição de incentivos fiscais às empresas que pretendam investir nas nossas freguesias, como vamos melhorar, em colaboração com as demais entidade públicas, as condições para que a nossa agricultura e pecuária possam progredir, mediante a extensão da rede de caminhos agrícolas, de água e eletricidade, sem deixar de desenvolver o turismo pedagógico que identifique o nosso património cultural”, anunciou.

Outras das preocupações do social-democrata passam, por exemplo, pela “desburocratização” dos processos na autarquia, a extensão “do plano SCUT até à freguesia dos Mosteiros, servindo igualmente as freguesias mais ocidentais do nosso concelho” e a melhoria do transporte urbano “mediante políticas tarifárias acordadas atrativas, que incentivem o uso dos meios de transporte público de passageiros”. Apoiar o desporto, o turismo e transformar Ponta Delgada numa verdadeira “cidade universitária” são outras das prioridades.

Para ultrapassar o “conjunto de desafios fundamentais ao nosso desenvolvimento coletivo”, Pedro Nascimento Cabral diz contar com a “cooperação” do Governo Regional.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados