Açoriano Oriental
Música regressa ao largo do Colégio nas próximas noites (vídeo)
O festival "Música no Colégio" regressa para mais uma edição que se caracteriza pela "riqueza e diversidade" do programa que vai apresentar ao longo de quatro noite, anunciou o presidente da direção do Coral de São José - Associação Musical.
Carregando o video...

Autor: Ana Carvalho Melo
Assim já esta noite subirá ao palco do “Música no Colégio” a Lira Nossa Senhora da Estrela da Candelária que, sob a direção de Pedro Pimentel, vai inaugurar o festival.

 

Já amanhã, a noite será dedicada aos Açores, com a atuação da banda da ilha Terceira “Myrica Faya”, antecedida por um momento de humor protagonizado por Helfimed.

 

“Os “Myrica Faya”  fazem um apanhado do cancioneiro açoriano  e recriam-no com instrumentos mais ousados para o que é habitual no nosso registo”, descreveu Rogério Massa.

 

A canção nacional, distinguida como Património Imaterial da Humanidade, estará em destaque no sábado, Noite do Fado. Assim nessa noite estarão entre os convidados as fadistas açorianas Arminda Alvernaz e Bárbara Moniz e o fadista da nova geração Pedro Moutinho que serão acompanhados por Alfredo Gago da Câmara, Francisco Gonçalves e Ricardo Melo.

 

“Quisemos trazer a nova geração de fado”, destacou, frisando o interesse que os visitantes estrangeiros nutrem pelo fado.

 

A última noite será a Noite de Ópera, na qual este ano será apresentada em versão concerto a obra “Os Piratas de Penzance” (“The Pirates of Penzance” em inglês) de Arthur Sullivan e W. S. Gilbert, composta nos finais do século XIX.

 

Como revelou o diretor musical do Coro Sinfónico de São José, Luís Filipe Carreiro, a obra que será apresentada, naquela que é conhecida como “a noite do Coral”,surge de um desafio feito por Mário Alves, tenor e professor do Conservatório de Música de Coimbra.

 

“A noite do Coral cria sempre grande expectativa devido ao repertório diverso que temos vindo a apresentar. Este ano aceitamos o desafio de Mário Alves e entramos nesta aventura pirata”, afirmou.

 

Sobre esta ópera, o maestro referiu que se trata de uma obra que vai agradar a todo o público.

 

“Esta obra tem melodias muito bonitas e é sempre muito alegre, com um ou outro andamento mais romântico”, revelou. 

 

Nesta noite entre os convidados estarão Sandra Medeiros, Mário Alves, Job Tomé, André Henriques e Miguel Reis.

 

Entre as novidades deste ano, Rogério Massa destacou a localização do palco que ficará enquadrado com a fachada da igreja do Colégio.

 

“Alteramos o ‘layout ‘do palco valorizando mais a fachada da igreja do Colégio. O palco foi concebido pelo arquiteto Rui Raposo que na sua conceção deu grande atenção à acústica”, revelou.

 

Ontem Rogério Massa destacou ainda o facto de esta iniciativa do Coral de São José - Associação Musical ser “uma contribuição para a promoção e divulgação da música como linguagem, e ao mesmo tempo mostrar e difundir a riqueza e a diversidade da nossa cultura que fazemos na Região - uma oferta para o público local e para aqueles que nos visitam e que elegem os Açores como destino turístico de excelência”. 

 

O festival “Música no Colégio” que decorre ao ar livre no Largo do Colégio em Ponta Delgada com entrada gratuita, tem capacidade para mil lugares sentados. 

 

Os concertos estão agendados para as 21h30
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados