Museu Municipal da Ribeira Grande recebe exposição de arte piscatória

Museu Municipal da Ribeira Grande recebe exposição de arte piscatória

 

Susete Rodrigues/AO Online   Cultura e Social   19 de Jul de 2018, 12:03

O Museu Municipal da Ribeira Grande, inaugura, amanhã, pelas 18h30, uma exposição alusiva à arte piscatória denominada por “Da terra ao mar”, mostra que estará patente até 20 de novembro.

A exposição “Da terra ao mar” apresenta um conjunto variado de artefactos relacionados com a atividade piscatória, entre os quais o salto e vara, corrico, palangres de fundo e linhas de mão, covos e as gaiolas e redes de cerco, diz nota.


A pesca nos Açores remonta à colonização das ilhas e explora cerca de oitenta das mais de quinhentas espécies marinhas que compõem o ecossistema. As artes de pesca utilizadas nos Açores são, maioritariamente, artesanais e com um impacto reduzido no meio ambiente marinho.


Tendo a vila de Rabo de Peixe o maior número de população, é também nesta que se encontra o maior porto de pescas da região. A atividade da pesca é notória nesta localidade desde o início do seu povoamento, setor que contribui em parte para a economia local e regional. Sendo assim, todosos artefactos patentes nesta exposição foram recolhidos junto desta comunidade.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.