Açoriano Oriental
Museu Militar apresenta mostra literária de autores portugueses
O Museu Militar dos Açores inaugura na sexta-feira, em Ponta Delgada, uma mostra literária intitulada ‘Historiografia, Estratégia e Política’, que reúne obras de autores portugueses da biblioteca do ex-Quartel General da Zona Militar dos Açores e de coleções particulares.
Museu Militar apresenta mostra literária de autores portugueses

Autor: Lusa/AO Online

Com a mostra, António Cameira Martins, comandante da Zona Militar dos Açores, pretende ajudar a compreender melhor a nova era de instabilidade em que vivemos, “caracterizada por uma nova assimetria e por um desequilíbrio que se torna especialmente difícil de compreender e gerir”.

“Esta nova era de instabilidade torna-se patente nos fenómenos do terrorismo e da violência e das novas guerras, que talvez tenham posto fim ao longo período de estabilidade dos estados nacionais, cujo equilíbrio foi configurado pela paz de Westfália e durou até ao fim da Guerra Fria”, salientou este responsável militar.

Nesse sentido, a mostra literária que será inaugurada na sexta-feira em Ponta Delgada pode “ajudar a compreender melhor o sentido dos acontecimentos”, tornando possível “enfrentar a sua complexidade com maior eficácia”.

O Museu Militar dos Açores, que funciona no Forte de S. Brás, em Ponta Delgada, é o mais visitado do arquipélago.

Desde 1999, este museu tem vindo a recolher e preservar inúmeros artefactos relacionados com a história militar dos Açores, dispondo atualmente de um espólio significativo em áreas como o armamento, fardamento, comunicações, fortificações, engenharia e documentação.

A exposição permanente do Museu Militar dos Açores pode ser visitada todos os dias, exceto domingo e segunda-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados